Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da alternância entre contextos como novo paradigma de interação baseada no olhar

Resumo

Interfaces baseadas no olhar utilizam rastreadores de olhar (Eye Gaze Trackers) como dispositivo de entrada. Tais dispositivos informam ao computador a posição sobre o monitor observada pelo usuário a cada instante. Ao associar o cursor à posição do olhar, o apontamento de objetos da interface pode ser feito de forma bastante natural, porém a seleção dos objetos ("clicar'' com o olhar) continua um problema que ainda não foi resolvido satisfatoriamente. Dentre os métodos sugeridos podemos citar o piscar do olho, gestos do olhar e tempo de latência (ou dwell time). Essa última alternativa, talvez devido a sua simplicidade, é a mais utilizada até o momento. A ideia é que o usuário precisa manter o olhar fixo sobre um objeto (por um período de latência), para selecioná-lo. Apesar de simples, utilizando um tempo de latência muito curto temos o problema conhecido como "toque de Midas'', onde todo o objeto observado pelo usuário é ativado. Caso o tempo seja longo, a interação se torna lenta. Este projeto propõe a investigação da alternância entre contextos como novo paradigma de ativação em interfaces baseadas no olhar. Tal paradigma, proposto recentemente por nosso grupo, oferece maior conforto (pois elimina o problema do toque de Midas) e velocidade (pois associa a seleção a um movimento rápido do olhar). Como resultado dessa pesquisa, serão criados aplicativos computacionais controlados pelo olhar mais eficientes e genéricos que os atuais. Essa tecnologia deve facilitar a comunicação de pessoas portadoras de deficiências físicas, permitindo-lhes uma maior integração social, e todos os aplicativos serão disponibilizados como software livre. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORIMOTO, CARLOS H.; COUTINHO, FLAVIO L.; HANSEN, DAN W. Screen-Light Decomposition Framework for Point-of-Gaze Estimation Using a Single Uncalibrated Camera and Multiple Light Sources. Journal of Mathematical Imaging and Vision, v. 62, n. 4 FEB 2020. Citações Web of Science: 0.
DIAZ-TULA, ANTONIO; MORIMOTO, CARLOS H.; RANVAUD, RONALD D. A mathematical model of saccadic reaction time as a function of the fixation point brightness gain. ATTENTION PERCEPTION & PSYCHOPHYSICS, v. 77, n. 6, p. 2153-2165, AUG 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.