Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do abandono do tabagismo na microbiota periodontal de fumantes

Processo: 11/02975-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Cláudio Mendes Pannuti
Beneficiário:Cláudio Mendes Pannuti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Mario Hiroyuki Hirata ; Rosario Dominguez Crespo Hirata
Assunto(s):Doenças periodontais  Hábito de fumar  Tabagismo  Microbiologia oral 

Resumo

O tabagismo é considerado o principal fator de risco das doenças periodontais, aumentando a prevalência, extensão e gravidade da sua manifestação clinica. Alguns estudos mostraram também que fumantes apresentam uma pior resposta ao tratamento periodontal cirúrgico ou não cirúrgico, comparados aos ex-fumantes. Estas diferenças podem estar relacionadas com a mudança na microbiota da cavidade oral dos fumantes, conforme sugerido por alguns estudos que mostram maior prevalência de espécies bacterianas relacionadas às doenças periodontais em fumantes em comparação aos não fumantes. O objetivo deste estudo é utilizar tecnologias de quantificação molecular pela PCR em tempo real no biofilme subgengival após tratamento periodontal não-cirúrgico, para verificar o efeito da cessação do tabagismo sobre patógenos periodontais (Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythia, Treponema denticola e Aggregatibacter actinomycetencomitans). Devido a sua alta sensibilidade e especificidade na identificação e quantificação de microrganismos em amostras de placa bacteriana já estabelecido por estudos preliminares, podemos introduzir esse procedimento cientifico para uso na clinica. Serão selecionados 60 fumantes com doença periodontal destrutiva que ingressarem no Serviço de Terapia Anti-tabágica oferecido pelo Ambulatório Anti-tabágico do Hospital Universitário (HU), e que preencherem os critérios de elegibilidade para este estudo prospectivo. Esses indivíduos receberão a intervenção para abandonar o tabagismo e tratamento periodontal não cirúrgico. Os exames periodontais e as análises microbiológicas serão realizados no início do estudo e após 3, 6 e 12 meses do tratamento periodontal, previamente às consultas de controle e manutenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUGLIELMETTI, MARIANA R.; ROSA, ECINELE F.; LOURENCAO, DANIELE S.; INOUE, GISLENE; GOMES, ELAINE F.; DE MICHELI, GIORGIO; MENDES, FAUSTO MEDEIROS; HIRATA, ROSARIO D. C.; HIRATA, MARIO H.; PANNUTI, CLAUDIO M.. Detection and Quantification of Periodontal Pathogens in Smokers and Never-Smokers With Chronic Periodontitis by Real-Time Polymerase Chain Reaction. Journal of Periodontology, v. 85, n. 10, p. 1450-1457, . (11/02975-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.