Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotoinativação seletiva de microrganismos empregando planejamento experimental

Resumo

O aparecimento de uma grande variedade de microrganismos patogênicos resistentes a agentes químicos tem resultado no aumento do índice da doença e mortalidade por infecções, que eram facilmente tratadas no passado. Desta forma, estudos vêm sendo realizados com o intuito de desenvolver novos procedimentos de intervenção para promover a inviabilização do crescimento microbiano (Soncin et al., 2002).A Inativação Fotodinâmica ("PDI, Photodynamic Inactivation") de microorganismos é uma área de pesquisa em expansão que vêm se apresentando como alternativa promissora para descontaminação de tecidos infectados. Basicamente esse mecanismo envolve a combinação sinérgica de um fotossensibilizador, oxigênio molecular e luz de comprimento de onda adequado (Simplicio et al., 2002). Entretanto, esse mecanismo vem enfrentando problemas com relação aos danos que o mesmo pode causar nas células do hospedeiro. Dentro desse contexto espera-se com essa investigação encontrar condições adequadas para a fotoinativação seletiva de microrganismos, sem provocar danos as células humanas. Para isso, pretende-se empregar o planejamento experimental visando a otimização dos parâmetros envolvidos no processo como a concentração do fotossensibilizador, o tempo de incubação deste e a dose de luz a ser empregada para tratar nas mesmas condições, bactérias gram-positivas, gram-negativas e Candida albicans bem como linhagens de células epiteliais e fibroblastos usadas como modelo dos tecidos hospedeiros. Os ensaios com microrganismos serão realizados tanto em cultura planctônica como em biofilme, uma vez que essa é a forma mais comum de infecção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUCK, SUELEN T. G.; BETTANIN, FERNANDA; ORESTES, EDNILSON; HOMEM-DE-MELLO, PAULA; IMASATO, HIDETAKE; VIANA, ROMMEL B.; PERUSSI, JANICE R.; DA SILVA, ALBERICO B. F. Photodynamic Efficiency of Xanthene Dyes and Their Phototoxicity against a Carcinoma Cell Line: A Computational and Experimental Study. JOURNAL OF CHEMISTRY, 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.