Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da secagem e da extrusão do jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa Mart.) no índice glicêmico in vitro da farinha

Processo: 11/11211-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:José Alfredo Gomes Arêas
Beneficiário:José Alfredo Gomes Arêas
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/07120-9 - Efeito da secagem e da extrusão do jatobá - do - cerrado (Hymenaea stigonocarpa Mart.) no índice glicêmico in vitro da farinha, BP.TT
Assunto(s):Jatobá  Fibras na dieta  Índice glicêmico  Hidrólise 

Resumo

O Brasil ocupa o terceiro lugar em produção de frutas frescas no mundo, porém o país possui um grande número de espécies ainda pouco exploradas, existindo apenas em seus ambientes naturais, correndo risco de extinção. Dentre as possibilidades atuais de utilização destas fruteiras, destacam-se: o plantio em áreas de proteção ambiental, o enriquecimento da flora das áreas mais pobres; a formação de pomares domésticos e comerciais; e o plantio em áreas de reflorestamento, parques e jardins, e em áreas acidentadas. O jatobá-do-cerrado, também conhecido como jataí ou jutaí (Hymenaea stignocarpa Mart.), é uma leguminosa arbórea de ocorrência no cerrado brasileiro. A árvore do jatobá produz frutos robustos, variando entre 10 e 20 cm de comprimento por 4 a 6 cm de largura, apresentando polpa seca, farinácea, adocicada, comestível e de sabor e odor muito característicos. Vários programas de reflorestamento têm incluído o jatobá como uma das espécies a serem utilizadas. O uso desta planta nestes programas levará à produção tanto de madeira como de frutos. Entretanto, as informações sobre o valor nutritivo do fruto do jatobá são ainda escassas. Estudos da composição da farinha de jatobá revelaram teores de nutrientes que diferem quando comparados a outras leguminosas, apresentando elevado conteúdo de fibra alimentar total e carboidratos, principalmente amido, com grande potencial para utilização na elaboração de vários tipos de alimentos. O alto conteúdo de carboidratos pode ser uma restrição para o seu consumo uma vez que há uma estreita correlação entre consumo de carboidratos e teores plasmáticos elevados de triacilgliceróis, diabetes e síndrome metabólica. A dieta de baixo índice glicêmico tem sido preconizada para a redução do risco destes agravos e de outras doenças crônicas não transmissíveis. Desta forma, há um interesse crescente na investigação da resposta glicêmica dos alimentos para um controle maior da qualidade da dieta. O objetivo deste trabalho é determinar o índice glicêmico de jatobá-do-cerrado in vitro a partir da cinética da hidrólise do amido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, CINTIA PEREIRA; MANOLIO SOARES-FREITAS, ROSANA APARECIDA; SAMPAIO, GENI RODRIGUES; BARROS SANTOS, MILLENA CRISTINA; DO NASCIMENTO, TALITA PIMENTA; CAMERON, LUIZ CLAUDIO; LARRAZ FERREIRA, MARIANA SIMOES; GOMES AREAS, JOSE ALFREDO. Identification and action of phenolic compounds of Jatoba-do-cerrado (Hymenaea stignocarpa Mart.) on alpha-amylase and alpha-glucosidase activities and flour effect on glycemic response and nutritional quality of breads. Food Research International, v. 116, p. 1076-1083, FEB 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.