Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da abordagem terapêutica inicial guiada por metas da sepse no estresse de retículo endoplasmático, na função miocárdica e mortalidade em pacientes atendidos em uma unidade de emergência

Processo: 11/13785-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marco Antonio de Carvalho Filho
Beneficiário:Marco Antonio de Carvalho Filho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Medicina de emergência  Sepse  Retículo endoplasmático  Hemodinâmica  Ecocardiografia 

Resumo

Sepse é definida pela associação de infecção suspeita ou comprovada acompanhada de Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica. Apresenta alta morbi-mortalidade e está associada à ativação da resposta imune inata, desencadeada por receptores específicos de superfície celular, entre eles TLR4 e TLR2, encontrados nas células apresentadoras de antígeno. Recentemente foi descrito que esta resposta imune inata pode ativar vias intracelulares relacionadas ao estresse do retículo endoplasmático, e que estas vias ativadas podem levar a disfunção orgânica. Dentre as disfunções orgânicas observadas, as alterações hemodinâmicas e cardíacas na sepse estão entre aquelas com maior impacto na mortalidade, visto que o colapso circulatório acaba por culminar na falência múltipla de órgãos e óbito. A compreensão dos mecanismos fisiopatológicos e moleculares destas alterações poderá guiar o desenvolvimento de futuras terapêuticas. O presente estudo visa padronizar o atendimento inicial de sepse em Pronto Socorro de um Hospital Universitário, baseando-se em protocolo de atendimento inicial guiado por metas comprovadamente associado à redução de mortalidade. Em paralelo, investigaremos o impacto desta abordagem inicial no desenvolvimento do estresse do retículo endoplasmático e sua correlação com variáveis hemodinâmicas, disfunção miocárdica, volemia, alterações laboratoriais e com a mortalidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, THIAGO M.; FRANCI, DANIEL; GONTIJO-COUTINHO, CAROLINA M.; OZAHATA, TATIANA MIRABETTI; GUERRA GRANGEIA, TIAGO DE ARAUJO; MATOS-SOUZA, JOSE R.; CARVALHO-FILHO, MARCO A. Inflammatory lung edema correlates with echocardiographic estimation of capillary wedge pressure in newly diagnosed septic patients. JOURNAL OF CRITICAL CARE, v. 44, p. 392-397, APR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.