Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento de toxinas na torta de co-produtos de biodiesel e análises de especiação em amostras de interesse ambiental e agronômico

Processo: 11/14071-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Wanessa Melchert Mattos
Beneficiário:Wanessa Melchert Mattos
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel  Aproveitamento de subprodutos 

Resumo

As pesquisas e investimentos voltados à produção de biodiesel têm enfatizado principalmente o emprego de novas matérias-primas e rotas sintéticas, sendo secundários o aproveitamento dos co-produtos das oleaginosas. Desta forma, há escassez de procedimentos analíticos voltados à detecção de toxinas em subprodutos da produção de biodiesel, como na torta da semente que apresenta elevado teor de proteínas e sais minerais que, dependendo da oleaginosa, pode ser utilizada como fertilizante e auxiliar a recuperação de terras esgotadas, uma utilização mais nobre é como ração animal. O presente projeto visa o desenvolvimento de métodos analíticos limpos para o monitoramento de toxinas em torta de mamona e de algodão. Outra área de interesse é o desenvolvimento de métodos analíticos limpos e com alta sensibilidade para análises de especiação e para a determinação de espécies de interesse ambiental (exemplos brometo, bromato) em águas naturais com sistemas de análise em fluxo. Para tanto, será explorado o acoplamento de sistemas de análises em fluxo com multicomutação a espectrofotometria em fase sólida ou espectrofotometria com longo caminho óptico. Os resíduos gerados serão degradados e a toxicidade será avaliada previamente ao descarte. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMINATO, BIANCA; KAMOGAWA, MARCOS Y.; MELCHERT, WANESSA R. An Environmental Friendly Flow-Injection Procedure for On Line Extraction and Spectrophotometric Determination of Gossypol in Cottonseed Meal. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 11, p. 2094-2099, NOV 2017. Citações Web of Science: 2.
ROCHA, DIOGO L.; MACHADO, MARCOS C.; MELCHERT, WANESSA R. A sensitive flow-based procedure for spectrophotometric speciation analysis of inorganic bromine in waters. Talanta, v. 129, p. 93-99, NOV 1 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.