Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrodinâmica variacional

Resumo

Estudaremos o problema de dois corpos eletromagnético com um princípio variacional. O princípio variacionalcompleta e generaliza a eletrodinâmica de Wheeler-Feynman ao incorporar trajetórias com velocidades descontínuas, necessárias para que o problema de fronteira tenha solução, e naturais para o funcional de ação envolvendo integral sobre as velocidades. A generalização é também necessária para descrever órbitas sem campos de radiação do problema de dois corpos eletromagnético. A eletrodinâmica de cargas puntiformes é um problema aberto na física, pois as versões existentes até hoje prevêm sistemas dinâmicos com soluções explosivas. Ao contrário, a eletrodinâmica variacional de cargas puntiformes coloca um problema variacional de valor na fronteira que pode ser estudado numericamente. Vamos construir integradores usando a teoria moderna de elementos finitos para problemas variacionais de valor na fronteira, o que também representa novidade de aplicação de integradores variacionais para resolver equações diferenciais com retardo neutras.Exploraremos a novidade física da existência de equações de movimento por trechos envolvendo a força de Lorentz mais uma condição de continuidade de correntes de longo alcance envolvendo o potencial vetor criado pelas outras cargas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LUCA, JAYME. Equations of motion for variational electrodynamics. Journal of Differential Equations, v. 260, n. 7, p. 5816-5833, APR 5 2016. Citações Web of Science: 0.
DE SOUZA, DANIEL CAMARA; DE LUCA, JAYME. Solutions of the Wheeler-Feynman equations with discontinuous velocities. Chaos, v. 25, n. 1 JAN 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.