Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da hipóxia na expressão de moléculas de adesão CD44/CD24 em biópsias e linhagens celulares de neoplasias benignas e malignas de glândulas salivares

Processo: 11/18587-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Alfredo Ribeiro da Silva
Beneficiário:Alfredo Ribeiro da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Mara Rúbia Nunes Celes ; Marcos Antonio Rossi
Assunto(s):Neoplasias de cabeça e pescoço  Glândulas salivares  Anóxia  Moléculas de adesão celular  Antígenos 

Resumo

A deterioração do aporte de oxigênio em tumores sólidos favorece a instabilidade gênica, proporciona às células cancerígenas maior capacidade de evadir a apoptose, relaciona-se com maior agressividade tumoral, além de favorecer a quebra da matriz extracelular, a progressão tumoral e o processo de metástase. Existe um subgrupo de células neoplásicas com características de células-tronco que expressa fortemente o CD44. Sabe-se que essas células têm características angiogênicas in vivo. Existem controvérsias sobre o papel da expressão do CD44 e sua correlação com o CD24 (receptor da P-selectina) na progressão tumoral. Nas neoplasias de glândulas salivares a influência da hipóxia e sua correlação com a expressão do CD44 e do CD24 não se encontra totalmente elucidada. No presente trabalho iremos avaliar o efeito da hipóxia tumoral na desregulação da expressão das moléculas de adesão CD44 e CD24, através da expressão do HIF-1±, CAIX e GLUT1. Em uma primeira etapa, os marcadores HIF-1±, CAIX e GLUT1 terão sua expressão correlacionada com a expressão das moléculas de adesão CD44 e CD24 em lesões neoplásicas de glândulas salivares (80 casos de Adenomas Pleomórfico, 20 casos de Tumor de Warthin, 15 casos de Carcinomas Adenóide Cístico e 15 casos de Carcinomas Mucoepidermóide). Nessa casuística construiremos blocos de Tissue Micro-arrays (TMA) e por meio da técnica imuno-histoquímica e Western Blotting, a expressão dos marcadores de Hipóxia e moléculas de adesão serão quantificados e correlacionadas com fatores prognósticos e de sobrevida. Em uma segunda etapa, mimetizaremos in vitro o ambiente hipóxico e faremos a análise da expressão dos marcadores de hipóxia HIF-1a, CAIX e GLUT1 e também das moléculas de adesão CD44 e CD24, por meio das técnicas de RT-PCR, Quantitative Real Time-PCR e Western Blotting, em três linhagens celulares tumorais derivadas das glândulas salivares, em função do tempo de exposição ao meio hipóxico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOAVE, DANILO FIGUEIREDO; OLIVEIRA DA COSTA, JOAO PAULO; DA SILVEIRA, GIORGIA GOBBI; FRAGA IANEZ, RENATA CAROLINA; DE OLIVEIRA, LUCINEI ROBERTO; LOURENCO, SILVIA VANESSA; RIBEIRO-SILVA, ALFREDO. CD44/CD24 immunophenotypes on clinicopathologic features of salivary glands malignant neoplasms. DIAGNOSTIC PATHOLOGY, v. 8, FEB 18 2013. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.