Busca avançada
Ano de início
Entree

CDNA e lincRNA microarrays: identificação de padrões de expressão gênica relacionados à metastatização em carcinomas epidermóides orais

Processo: 11/18606-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Fernando Augusto Soares
Beneficiário:Fernando Augusto Soares
Instituição-sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias bucais  Metástase neoplásica  Carcinoma de células escamosas  Expressão gênica  DNA complementar  Hibridização genética 

Resumo

O carcinoma epidermóide oral (CEO) é o principal tipo de neoplasia maligna da cavidade oral, respondendo por mais de 95% dos tumores desta região, e tem sido associado a um pior prognóstico e alta morbidade. Ainda não estão disponíveis estudos investigando o padrão de expressão gênica de células metastáticas presentes em linfonodos acometidos, bem como a expressão de lincRNAs em CEOs. A comparação entre os perfis gênicos, tanto de cDNAs quanto de lincRNAs encontrados em células do tumor primário e em células metastáticas pode fornecer novas informações sobre genes diferencialmente expressos entre estes dois tipos de células tumorais. Nosso objetivo é verificar a existência de diferenças de padrões de expressão gênica entre células tumorais no sítio primário e células metastáticas em linfonodos, a fim de identificar genes e lincRNAs que possam estar relacionados à invasão das células metastáticas. Para este estudo serão utilizados 10 amostras de tecido neoplásico de pacientes que foram submetidos à cirurgia para ressecção tumoral, e que tinham linfonodos acometidos no momento da diagnóstico, no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer A.C. Camargo, e 10 amostras sem evidências de comprometimento neoplásico do Biobanco da mesma instituição. Através de microdissecção à laser (LCM) somente células tumorais serão isoladas dos linfonodos comprometidos. Serão utilizados microarranjos de cDNA (cDNA microarrays) e de lincRNAs (lincRNA microarrays), que serão hibridizados e comparados entre si e a arranjos de tecido normal. A identificação dos genes diferencialmente expressos se dará pela aplicação do teste estatístico para análise de microarrays SAM (Significance Analysis of Microarrays). Para confirmação da alteração na expressão gênica será utilizada a técnica de RT-PCR, para 10 genes diferencialmente expressos e para a análise de expressão proteica, a técnica de imuno-histoquímica em tissue microarrays. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA-COSTA, JOAO PAULO; DE CARVALHO, ALEX FIORINI; DA SILVEIRA, GIORGIA GOBBI; AMAYA, PETER; WU, YONGQI; PARK, KYOUNG-JOO JENNY; GIGLIOLA, MABEL PINILLA; LUSTBERG, MARYAM; CAVICCHIOLI BUIM, MARCILEI ELIZA; FERREIRA, ELISA NAPOLITANO; KOWALSKI, LUIZ PAULO; CHALMERS, JEFFREY J.; SOARES, FERNANDO AUGUSTO; CARRARO, DIRCE MARIA; RIBEIRO-SILVA, ALFREDO. Gene expression patterns through oral squamous cell carcinoma development: PD-L1 expression in primary tumor and circulating tumor cells. ONCOTARGET, v. 6, n. 25, p. 20902-20920, AUG 28 2015. Citações Web of Science: 45.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.