Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de cerâmicas ferroelétricas com transição de fase acoplada

Processo: 11/08497-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de janeiro de 2012 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Eduardo Antonelli
Beneficiário:Eduardo Antonelli
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Antônio Carlos Hernandes ; Fernando Henrique Cristovan ; Manuel Henrique Lente
Bolsa(s) vinculada(s):12/16845-7 - Estudo e caracterização de compósitos cerâmicos do sistema BaTi1-xZrxO3, BP.IC
12/10119-2 - Síntese de cerâmicas ferroelétricas do sistema BZT-BCT-BST, BP.IC
Assunto(s):Dielétricos  Sinterização 

Resumo

Devido à necessidade de se produzir novos materiais que não apresentem riscos ao meio ambiente, recentemente, muitas pesquisas vem sendo realizadas com o objetivo de desenvolver um material substituto que possa competir com as propriedades únicas do PZT. Entre os principais candidatos, estão os materiais a base de titanato de bário (BT). Contudo, o BT puro, ou mesmo suas soluções sólidas, apresentam propriedades físicas inferiores aos compostos a base de chumbo. Entre as diversas possibilidades propostas para se aperfeiçoar as propriedades do BT, a produção de materiais onde coexistam diferentes fases ferroelétricas tem atraído grande atenção. Neste projeto, propomos projetar, preparar e estudar materiais onde coexistam fases ferroelétricas dos sistemas Ba1-xCaxTiO3 (BCT), (Ba1-xSrx)TiO3 (BST) e Ba(ZrxTi1-x)O3 (BZT), incluindo suas combinações. Para preparação das amostras duas abordagens devem ser estabelecidas: i) a mistura e sinterização de dois ou mais compostos, utilizando novos conceitos de sinterização para evitar a formação de completa solução sólida entre estes, ii) a produção de materiais com gradiente de composição funcional, variando de um lado a outro da amostra. Com as amostras preparadas, realizaremos o estudo das propriedades ferroelétricas, dielétricas e piezelétricas nestes materiais, principalmente explorando as características das transições de fases acopladas. Além disso, empregando essas duas abordagens (i e ii) também poderemos verificar e discutir a influência das interfaces nas propriedades dos materiais. Criam-se como expectativas a produção de novos materiais com melhores propriedades. Neste contexto, esta proposta se mostra inovadora na produção de materiais isentos de chumbo para as mais diversas aplicações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERRANO, ANTONIO GUERREIRO; BONAVENTURA, ANDRE LUIS; BOSCHILIA JUNIOR, RENATO; ANTONELLI, EDUARDO. Microstructural, structural and electrical BaZr0.05Ti0.95O3/Ba0.75Sr0.25TiO3 ceramics properties of bilayered. Materials Research Bulletin, v. 87, p. 34-39, MAR 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.