Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento integrado de parâmetros de quantidade e qualidade da água disponível em área de recarga do sistema Aquífero Guarani

Processo: 11/11484-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2012 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Rodrigo Lilla Manzione
Beneficiário:Rodrigo Lilla Manzione
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Geoestatística  Gestão integrada de recursos hídricos  Mapeamento geológico  Águas subterrâneas  Aquíferos  Qualidade da água 

Resumo

A qualidade e a quantidade de água disponíveis em uma determinada região são um binômio indissociável. O uso e ocupação do solo e as atividades desenvolvidas no espaço geográfico determinam a pressão exercida sobre os recursos hídricos e consequentemente as alterações e a poluição gerada nos mananciais. O monitoramento de recursos hídricos subterrâneos fornece informações para o planejamento e uso sustentável da água. Além disso, permite detectar alterações decorrentes de atividades antrópicas a tempo de tratá-las para que não se tornem prejuízos potenciais e riscos a exploração dos recursos. O Sistema Aquífero Guarani (SAG) constitui uma importante reserva de água subterrânea mundial. No Brasil apresenta grande importância econômica, com diversos municípios localizados na sua área de abrangência. Suas zonas de recarga correspondem a 10% de sua área total. O presente projeto propõe caracterizar os recursos hídricos subterrâneos da bacia do Ribeirão da Onça, Brotas/SP, localizada em área de afloramento e recarga do SAG. O estudo propõe monitorar e mapear parâmetros quantitativos e qualitativos da água subterrânea, visando entender a relação da sazonalidade e do uso do solo com a recarga e com as características da água subterrânea. Compreender os processos hidrológicos em uma bacia monitorada de forma detalhada fornecerá base metodológica para estudos em outras zonas de recarga direta do SAG, permitirá avançar no conhecimento das interações entre homem, água, solo, plantas e atmosfera, e contribuirá para a gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos, aliando consumo humano, produção agrícola e qualidade ambiental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZIONE, RODRIGO LILLA; SOLDERA, BRUNA CAMARGO; WENDLAND, EDSON CESAR. Groundwater system response at sites with different agricultural land uses: case of the Guarani Aquifer outcrop area, Brotas/SP-Brazil. HYDROLOGICAL SCIENCES JOURNAL-JOURNAL DES SCIENCES HYDROLOGIQUES, v. 62, n. 1, p. 28-35, JAN 2017. Citações Web of Science: 5.
MANZIONE, RODRIGO L.; WENDLAND, EDSON; TANIKAWA, DIEGO H. Stochastic simulation of time-series models combined with geostatistics to predict water-table scenarios in a Guarani Aquifer System outcrop area, Brazil. HYDROGEOLOGY JOURNAL, v. 20, n. 7, p. 1239-1249, NOV 2012. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.