Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigações fotoquímicas e fotofísicas de compostos tris-heterolépticos de rutênio(II)

Processo: 11/11717-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2012 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:André Sarto Polo
Beneficiário:André Sarto Polo
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos de rutênio  Fotoquímica inorgânica  Eletroquímica  Compostos de coordenação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complexos tris-heterolépticos de rutênio(II) | compostos de coordenação | Engenharia Molecular | Fotoquímica e fotofísica de compostos de coordenação | Fotoquímica e fotofísica inorgânica

Resumo

Compostos polipiridínicos de rutênio(II) apresentam ampla e intensa absorção na região visível do espectro, o que favorece muito a captação da luz e por isso tem sido bastante utilizados em processos de conversão de energia solar. Estes complexos metálicos podem ser projetados de maneira a executarem funções úteis. Um exemplo é a transferência fotoinduzida de elétrons para a banda de condução de semicondutores, que é o passo inicial para a conversão da luz solar em eletricidade ou em substâncias de maior conteúdo energético. Uma classe desses compostos que tem se destacado é a dos compostos tris-heterolépticos de rutênio(II), pois estes complexos metálicos permitem avaliar como as modificações feitas em um dos seus ligantes refletem nas suas propriedades globais. O presente projeto insere-se nesse contexto com o objetivo de sintetizar e caracterizar alguns compostos tris-heterolépticos de rutênio(II) do tipo cis-[Ru(GA-bpy)(R2-phen)(X)2]; GA = grupos de ancoramento como por exemplo o ácido carboxílico, R = substituintes doadores ou retiradores de elétrons e X = Cl- ou NCS-, bem como realizar investigações fotoquímicas, fotofísicas e eletroquímicas dos mesmos buscando racionalizar o efeito do substituinte da 1,10-fenantrolina nestas propriedades. Desta maneira será possível compreender o comportamento das espécies e modular as propriedades necessárias visando a melhor realização das funções desejadas no processo de conversão de energia luminosa em outras formas, como a elétrica ou química. Assim é possível associar investigações de caráter fundamental com a preparação de dispositivos que possam gerar produtos em prazo maior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, F.; LIANDRA-SALVADOR, E.; BETTANIN, F.; SOUZA, J. S.; HOMEM-DE-MELLO, P.; POLO, A. S.. Synthesis, characterization and photoelectrochemical performance of a tris-heteroleptic ruthenium(II) complex having 4,7-dimethyl-1, 10-phenanthroline. Inorganica Chimica Acta, v. 414, p. 145-152, . (07/05370-0, 11/11717-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.