Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de dispositivos emissores de luz orgânicos sensíveis à aplicação de campo magnético e de transistores de efeito de campo orgânicos operando em baixas diferenças de potencial

Resumo

A eletrônica orgânica tornou-se nos últimos anos uma área de grande interesse tanto em pesquisa fundamental quanto em aplicações práticas na construção de dispositivos optoeletrônicos, assim, surgem novos desafios principalmente com relação à descoberta e estudo de novas propriedades físicas dos materiais orgânicos, o que pode trazer novos avanços tecnológicos. O presente projeto visa o estudo de dois tipos de dispositivos: dispositivos emissores de luz e transistores de efeito de campo, ambos com camada ativa composta de polímeros conjugados ou moléculas de baixo peso molecular. Com relação aos dispositivos emissores de luz o objetivo é que as propriedades elétricas e ópticas sejam alteradas pela inserção de campo magnético visando obter modificações na eficiência de conversão de energia elétrica em luz, para o trabalho voltado aos transistores de efeito de campo será feito em uma primeira etapa um estudo de propriedades interfaciais usando dispositivos de dois terminais, denominados capacitores metal-isolante-semicondutor orgânico, sendo essas características obtidas por métodos AC, como é o caso da espectroscopia de admitância, inferindo assim, sobre as propriedades da interface isolante/semicondutor, trazendo subsídios importantes para a melhor escolha de materiais para a fabricação de transistores funcionando a baixas diferenças de potencial de operação, o que é um desafio com relação à eletrônica orgânica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENVENHO, ADRIANO R. V.; MACHADO, WAGNER S.; CRUZ-CRUZ, ISIDRO; HUEMMELGEN, IVO A. Study of poly(3-hexylthiophene)/cross-linked poly(vinyl alcohol) as semiconductor/insulator for application in low voltage organic field effect transistors. Journal of Applied Physics, v. 113, n. 21 JUN 7 2013. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.