Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de matrizes de LaNbO4:Eu3+, Bi3+ obtidas pelo processo de pirólise de aerossol

Processo: 11/15757-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2012 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Lucas Alonso Rocha
Beneficiário:Lucas Alonso Rocha
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):LED 

Resumo

Emissores de luz branca no estado sólido (LED) são considerados como a próxima geração de fontes de luz no estado sólido para a substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes utilizadas atualmente devido à suas vantagens como o longo tempo de vida, o baixo consumo de energia e por questões ambientais. Comercialmente, utiliza-se o oxisulfeto de ítrio (Y2O2S:Eu3+) como luminóforo emissor de luz vermelha, contudo, ele apresenta baixa eficiência quando comparado com os luminóforos emissores de luz azul e verde, baixo tempo de vida sob radiação UV e instabilidade devido à liberação do gás sulfeto. Por estas razões, o desenvolvimento de novos processos e a busca por novos materiais é imprescindível para a obtenção de luminóforos que absorvam eficientemente a radiação no ultravioleta e que tenham a emissão e a estabilidade adequada. Dentre as várias metodologias existentes para a síntese de luminóforos, o processo de pirólise de aerossol destaca-se como um dos mais vantajosos pela rapidez, já que o processo de evaporação do solvente leva apenas alguns segundos, e pela pureza do produto final, uma vez que cada gota do aerossol pode ser vista como um micro reator homogêneo com a mesma composição química da solução inicial.Neste projeto, matrizes de niobato de lantânio LaNbO4 dopadas com íons Eu3+ e Bi3+ serão preparadas pelo processo de pirólise de aerossol visando a obtenção de luminóforos que emitam no vermelho. Além disso, o estudo entre as propriedades estruturais/morfológicas e as propriedades luminescentes é de suma importância para o desenvolvimento de novos materiais luminescentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS, BEATRIZ M.; FREIRIA, GABRIELA S.; CIUFFI, KATIA J.; DE FARIA, EMERSON H.; ROCHA, LUCAS A.; NASSAR, EDUARDO J.; DE LIMA, MILTON S. F. ITO Obtained by Spray Pyrolysis and Coating on Glass Substrate. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 12, p. 2412-2420, DEC 2017. Citações Web of Science: 2.
MATIAS, CARLOS R.; NASSAR, EDUARDO J.; VERELST, MARC; ROCHA, LUCAS A. Synthesis and Characterization of Nb2O5:La3+,Eu3+ Phosphors Obtained by the Non-Hydrolytic Sol-Gel Process. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 26, n. 12, p. 2558-2570, DEC 2015. Citações Web of Science: 9.
MIURA, BARBARA A.; FERREIRA, NATALIA H.; OLIVEIRA, POLLYANNA F.; DE FARIA, EMERSON H.; TAVARES, DENISE C.; ROCHA, LUCAS A.; CIUFFI, KATIA J.; NASSAR, EDUARDO J. Functionalization of luminescent YVO4:Eu3+ nanoparticles by sol-gel. Journal of Luminescence, v. 159, p. 93-99, MAR 2015. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.