Busca avançada
Ano de início
Entree

Repercussões inflamatórias locais e sistêmicas da pleurodese em modelo experimental de pneumotórax

Processo: 11/17710-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Evaldo Marchi
Beneficiário:Evaldo Marchi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Prefeitura Municipal de Jundiaí. Jundiaí , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/05264-3 - Repercussões inflamatórias locais e sistêmicas da pleurodese em modelo experimental de pneumotórax., BP.TT
Assunto(s):Cirurgia torácica  Pneumotórax  Inflamação  Pleura  Pleurodese  Citocinas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citocinas | Inflamação | Pleura | pleurodese | pneumotorax | Cirurgia Torácica

Resumo

O pneumotórax é a uma doença que admite diversas condutas terapêuticas. Com o advento da cirurgia vídeo assistida, o controle do fator causal do pneumotórax pôde ser controlado de forma pouco invasiva. No entanto, persistem dúvidas quanto à melhor forma de realização de pleurodese complementar, uma vez que procedimentos mais agressivos podem provocar alterações inflamatórias sistêmicas indesejáveis. Objetivo: Avaliar no pneumotórax experimental as repercussões inflamatórias locais e sistêmicas comparando quatro métodos de pleurodese habitualmente utilizados na prática clínica. Método: Coelhos New Zealand serão anestesiados, intubados seletivamente e submetidos à vídeo toracoscopia para realização de quatro formas de pleurodese: pleurectomia apical; abrasão com gaze; abrasão com tela de Marlex e abrasão com esponja metálica. Após 28 dias os animais serão eutanasiados e o tórax será aberto para determinar o grau de pleurodese. Fragmentos de pleura serão retirados para estudo microscópico de fibrose e deposição de fibras colágenas, bem como para análise de citocinas nos tecidos. Em paralelo, serão colhidas amostras de sangue nos períodos pré, pós-imediato, e 7, 14 e 28 dias pós-cirurgia para análise de leucócitos, DHL e citocinas IL-8, VEGF e TGF-². Estatística: ANOVA e correlação de Spearman (p< 0,05). Resultados Esperados: Estudo inédito na literatura, que será desenvolvido em colaboração com a Universidade de Vanderbilt,em Nashville, TN, EUA (Prof. Richard W Light), com o apoio do Grupo de Pleura da Pneumologia (Universidade de São Paulo, InCor, FMUSP), que deve estabelecer as repercussões local e sistêmica das diversas formas de pleurodese utilizadas como complemento ao tratamento cirúrgico do pneumotórax. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCHI, EVALDO; DE CARVALHO, MARCUS V. H.; VENTURELI, TIAGO R.; FRUCHI, ANDRE J.; LAZARO, ARIANE; DO CARMO, DEBORAH C.; BARRETO, THAYSSA Y. A. S.; DIAS, BRUNO V. B.; ACENCIO, MILENA M. P.; TEIXEIRA, LISETE R.; et al. Abrasion Plus Local Fibrin Sealant Instillation Produces Pleurodesis Similar to Pleurectomy in Rabbits. CHEST, v. 150, n. 3, p. 673-679, . (11/17710-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.