Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção e validação de um objeto digital de aprendizagem na educação profissionalizante em enfermagem

Processo: 11/19354-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2012 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Fernanda dos Santos Nogueira de Góes
Beneficiário:Fernanda dos Santos Nogueira de Góes
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adriana Katia Corrêa ; Luciana Mara Monti Fonseca
Assunto(s):Educação em enfermagem  Ensino profissional e técnico  Tecnologia educacional  Computador no ensino 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação profissionalizante | Enfermagem | Instrução por computador | Validação de Programas de Computador | Educação em Saúde

Resumo

O uso de metodologias ativas no processo ensino aprendizagem pode proporcionar que os alunos e professores se sintam sujeitos ativos e vislumbrem a importância de se posicionar frente às práticas pedagógicas em busca de ensino de qualidade, pautado nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Assim, a inovação tecnológica pode ser um dispositivo que facilite tal processo. Objetivo: desenvolver e validar um objeto digital de aprendizagem (ODA) como recurso auxiliar ao docente na formação de alunos do curso técnico de enfermagem de uma instituição de ensino. Metodologia: O projeto será desenvolvido em três etapas. A primeira constará de identificação das necessidades de formação de alunos do curso de nível técnico. Serão abordados os próprios alunos, os coordenadores e professores do curso e alunos de graduação do curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem por meio da utilização de círculos de cultura. Na segunda etapa será desenvolvido e validado um ODA, a partir das informações obtidas na etapa anterior, contando com a participação ativa de todos os sujeitos envolvidos no estudo. Na terceira etapa, o ODA será validado por especialistas em informática e enfermagem, coordenadores e professores do curso técnico quanto à aparência, conteúdo e ergonomia de interface. Os alunos do curso técnico bem como os alunos do curso de bacharelado e licenciatura avaliarão o ODA segundo aparência e critérios ergonômicos. Resultados esperados: Espera-se que o desenvolvimento do estudo proporcione reflexão sobre a importância de metodologias ativas no processo ensino aprendizagem e contribua com a prática docente na educação profissional em enfermagem facilitando a aprendizagem como recurso auxiliar ao professor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)