Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da regulação dos fatores de transcrição SF-1 e LRH-1 em células adrenais normais e tumorais

Resumo

Os receptores nucleares LRH-1 e SF-1 estão envolvidos com a regulação da esteroidogênese nas gônadas e adrenais e com a proliferação em diferentes tipos celulares. Os mecanismos de atuação desses fatores de transcrição e o papel de seus reguladores Dax-1, SHP, USF e Pod-1 no efeito proliferativo de células normais e tumorais não estão bem estabelecidos. Sendo assim, analisaremos o papel de SF-1 e LRH-1 na proliferação de células normais e no controle do processo tumoral da suprarrenal humana. Para testar a hipótese que SF-1 e LH-1 são importantes na proliferação da suprarrenal, utilizaremos culturas primárias de células da adrenal de rato e linhagens de células tumorais NCI-H295 e Y-1, além de culturas de células de tumores adrenais humanos (adenomas e carcinomas) obtidos no nosso laboratório e que são provenientes de fragmentos de tumores de pacientes. Esses diferentes tipos celulares serão transfectados com plasmídeos contendo a seqüência de Pod-1 para testarmos a importância do controle desse fator de transcrição sobre a expressão de SF-1 e LRH-1. A análise da expressão gênica e protéica dos fatores de transcrição e seus reguladores serão feitas através de PCR quantitativo e "imunoblotting" nas linhagens e culturas de células que estarão ou não transfectadas com Pod-1. O efeito biológico da ação de Pod-1 nos diferentes tipos celulares será analisado através da análise da proliferação e apoptose bem como a expressão de alguns tipos de proteínas relacionadas com o ciclo celular. Além disso, analisaremos a interação de Pod-1 no promotor de Sf-1 e Lrh-1 nos tipos celulares já citados através de ensaios de imunoprecipitação de cromatina (ChIP assay). O melhor entendimento do mecanismo molecular e bioquímico envolvido no processo normal e na progressão da doença se faz importante considerando-se a baixa sobrevida dos pacientes com carcinoma adrenal e a alta incidência de tumores adrenais pediátricos no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, ELAINE; CAVALCANTE, ISADORA PONTES; KREMER, JEAN LUCAS; RIBEIRO DE MENDONCA, PEDRO OMORI; PACICCO LOTFI, CLAUDIMARA FERINI. The tyrosine kinase inhibitor nilotinib is more efficient than mitotane in decreasing cell viability in spheroids prepared from adrenocortical carcinoma cells. CANCER CELL INTERNATIONAL, v. 18, MAR 1 2018. Citações Web of Science: 2.
PASSAIA, BARBARA DOS SANTOS; DIAS, MATHEUS HENRIQUE; KREMER, JEAN LUCAS; RAUBER ANTONINI, SONIR ROBERTO; DE ALMEIDA, MADSON QUEIROZ; BARISSON VILLARES FRAGOSO, MARIA CANDIDA; PACICCO LOTFI, CLAUDIMARA FERINI. TCF21/POD-1, a Transcritional Regulator of SF-1/NR5A1, as a Potential Prognosis Marker in Adult and Pediatric Adrenocortical Tumors. FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY, v. 9, FEB 22 2018. Citações Web of Science: 1.
FRANCA, MONICA MALHEIROS; FERRAZ-DE-SOUZA, BRUNO; LERARIO, ANTONIO MARCONDES; BARISSON VILLARES FRAGOSO, MARIA CANDIDA; PACICCO LOTFI, CLAUDIMARA FERINI. POD-1/TCF21 Reduces SHP Expression, Affecting LRH-1 Regulation and Cell Cycle Balance in Adrenocortical and Hepatocarcinoma Tumor Cells. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.