Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção de microorganismos endofíticos para degradar compostos tóxicos utilizados na cultura canavieira

Processo: 11/50917-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Natalia Reiko Sato Miyasaka
Beneficiário:Natalia Reiko Sato Miyasaka
Instituição-sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/08971-5 - Prospecção de microrganismos endofíticos para degradar compostos tóxicos utilizados na cultura canavieira, BP.TT
12/08235-4 - Prospecção de microrganismos endofíticos para degradar compostos tóxicos utilizados na cultura canavieira, BP.TT
Assunto(s):Agrotóxicos  Biodegradação  Biorremediação  Xenobiótico  Cana-de-açúcar 

Resumo

A cana-de-açúcar é a matéria-prima das 307 usinas de álcool e açúcar existentes no Brasil, sendo que é o maior produtor do mundo. São usinas e destilarias que alimentam um círculo virtuoso: produzem açúcar como alimento, energia elétrica vinda da queima do bagaço, álcool hidratado para movimentar veículos. Com 3 kg de açúcar e 17 kg de bagaço pode-se obter 1 kg de plástico biodegradável. Do bagaço, obtêm-se alimentação animal, papéis, fármacos e produtos como o furfurol, de alta reatividade, para a síntese de compostos orgânicos, com grande número de aplicações na indústria química e farmacêutica. A mesma cana pode ser colhida até cinco vezes, mas a cada ciclo devem ser utilizadas grandes quantidades de agrotóxicos para manter a produtividade. A degradação de compostos xenobióticos (substâncias sintéticas estranhas ao ambiente) por microrganismos tem se destacado como uma solução para processos de degradação destes compostos. Das 300.000 espécies de plantas descritas, apenas algumas tem sido estudadas quanto aos microrganismos endofíticos relacionados. Consequentemente, existe uma grande oportunidade de se encontrar endofíticos novos e benéficos para o homem e o ambiente. Neste trabalho pretende-se realizar a prospecção de microrganismos endofíticos da cana-de-açúcar com potencial para degradar os compostos Diuron e Atrazina que são bastante utilizados nesta cultura, através de técnicas de isolamento e identificação molecular das linhagens microbianas e análise das concentrações inicias e finais dos compostos através de Cromatografia Liquida de Alta Eficiência (CLAE) e análise da toxicidade dos subprodutos da biodegradação. Com este trabalho, espera-se obter novos microrganismos que possam ser utilizados em tecnologias de biorremediação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESQUINI, JOSIANE A.; SAWAYA, ALEXANDRA C. H. F.; LOPEZ, BEGONA G. C.; OLIVEIRA, VALERIA M.; MIYASAKA, NATALIA R. S. Detoxification of Atrazine by Endophytic Streptomyces sp Isolated from Sugarcane and Detection of Nontoxic Metabolite. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, v. 95, n. 6, p. 803-809, DEC 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.