Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle e monitoramento da estabilidade da fluidização e da distribuição de tamanho de partículas em tempo real: aplicação em processos de recobrimento e granulação de partículas em leito fluidizado gás-sólido

Processo: 11/20713-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Osvaldir Pereira Taranto
Beneficiário:Osvaldir Pereira Taranto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Carlos Alexandre Moreira da Silva
Assunto(s):Fluidização  Granulação de materiais  Análise espectral  Sistemas de tempo-real  Inteligência artificial 

Resumo

A indústria farmacêutica tem empregado extensivamente a operação de fluidização em processos de recobrimento e granulação de partículas. Entretanto, manter condições estáveis de fluidização durante os referidos processos é de fundamental importância, pois o excesso de umidade pode conduzir ao colapso do leito. A utilização de sistemas de monitoramento e controle on-line em processos de recobrimento e granulação de partículas é extremamente desejável para permitir não somente a operação de um regime de fluidização borbulhante estável mais também assegurar especificações rigorosas de qualidade sobre os produtos obtidos, como por exemplo, a distribuição de tamanho de partículas. A presente proposta de trabalho terá por objetivo estudar processos de recobrimento e granulação de partículas, focando na utilização de ferramentas de monitoramento e controle em tempo-real, para garantir a estabilidade da fluidização e a qualidade da partícula. Para o monitoramento do regime de fluidização será aplicada a metodologia de análise espectral Gaussiana dos sinais de flutuação de pressão e para avaliar a qualidade da partícula, o crescimento em tempo real será estudado, utilizando-se uma sonda Parsum IPP70, que emprega o princípio de contagem por fibra óptica, medindo simultaneamente o tamanho e a velocidade das partículas. Através das informações da fluidodinâmica do leito e do tamanho da partícula, estratégias de controle em tempo real, baseadas em Inteligência Artificial (Lógica Fuzzy ou Redes Neurais) serão desenvolvidas. Outras características de qualidade do material serão avaliadas para demonstrar a importância do uso de estratégias de controle: eficiência de recobrimento ou de granulação, densidade, conteúdo de umidade, perfil de liberação do filme ou de um princípio ativo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDREOLA, KACIANE; SILVA, CARLOS A. M.; TARANTO, OSUALDIR P. Agglomeration process of rice protein concentrate using glucomannan as binder: In-line monitoring of particle size. CHEMICAL ENGINEERING RESEARCH & DESIGN, v. 135, p. 37-51, JUL 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.