Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do teste tuberculínico com o ensaio de liberação de interferon-gama (IGRA) para diagnóstico da infecção latente e da tuberculose doença causadas pelo Mycobacterium tuberculosis em pacientes infectados pelo HIV/AIDS

Processo: 11/05805-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Denise Do Socorro da Silva Rodrigues
Beneficiário:Denise Do Socorro da Silva Rodrigues
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infectologia  Tuberculose  Tuberculose latente  HIV  Interferon gama 

Resumo

A tuberculose (TB) é um grave problema de saúde pública no Brasil, a principal causa de morte em pacientes com AIDS e uma das infecções oportunistas mais frequentes. Em infectados pelo HIV, o tratamento da infecção latente é a única forma de prevenir a ocorrência da TB e reduzir a mortalidade. Até 2001 o Teste Tuberculínico (TT) era o único disponível para avaliação de indivíduos com tuberculose infecção latente (TBIL); nos últimos anos, ganhou espaço o interferon-gama (IFN-gamma) que sabidamente desempenha papel importante na resposta imunológica mediada por célula T em indivíduos infectados pelo M. tuberculosis. O IGRA (do inglês Interferon-gamma release assay) baseia-se na secreção de IFN-gama por células T circulantes quando estimuladas ex vivo com antígenos específicos, e vem apresentando resultados encorajadores com o objetivo de auxiliar o diagnóstico da TBIL. A principal vantagem do IGRA em relação ao TT é sua maior especificidade para a detecção da TBIL, além de necessitar apenas uma visita do indivíduo para sua realização. Entretanto, mais estudos ainda são necessários para estimar o valor prognóstico na identificação dos indivíduos com TBIL que apresentam maior risco de desenvolver TB-doença, especialmente os imunodeprimidos. O papel do IGRA em pacientes co-infectados (TB/HIV) ainda não foi estabelecido. Este projeto destina-se a estudar o comportamento de um teste IGRA (QuantiFERON® Gold In Tube, Collestis, Carnegie, Austrália), para o diagnóstico da infecção latente pelo M. tuberculosis e para o diagnóstico da TB-doença em adultos infectados pelo HIV/AIDS em diferentes estadios de imunodeficiência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KLAUTAU, GISELLE BURLAMAQUI; FERREIRA DA MOTA, NADIJANE VALERIA; COSTA SALLES, MAURO JOSE; BURATTINI, MARCELO NASCIMENTO; RODRIGUES, DENISE SILVA. Interferon-gamma release assay as a sensitive diagnostic tool of latent tuberculosis infection in patients with HIV: a cross-sectional study. BMC INFECTIOUS DISEASES, v. 18, NOV 19 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.