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Brasil, 25 anos de democracia: balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política (1988-2013)

Processo: 11/50771-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 2012 - 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Convênio/Acordo: CNPq - Pronex
Pesquisador responsável:José Álvaro Moisés
Beneficiário:José Álvaro Moisés
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Elizabeth Balbachevsky ; Leandro Piquet Carneiro
Auxílios(s) vinculado(s):14/50221-6 - Instituições flexíveis melhoram a democracia? Uma análise comparativa das inovações de governança pública no Brasil e no Reino Unido, AP.R
Bolsa(s) vinculada(s):14/25869-2 - Políticas de educação: o reflexo das clivagens da sociedade civil no sistema partidário e no sistema representativo brasileiro, BP.IC
12/16708-0 - Democracia consensual e representação no Brasil: a formação do apoio político em uma perspectiva comparada, BP.PD
12/10759-1 - Brasil, 25 anos de democracia - balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política (1988/2013), BP.TT
Assunto(s):Políticas públicas  Democracia  Instituições políticas  Sociedade civil 

Resumo

Este projeto consolida as pesquisas atualmente em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP, o qual se dedica ao estudo e análise de programas de políticas públicas sob o ângulo da relação entre governança democrática, cidadania e equidade social. Um de seus principais objetivos é a análise da qualidade da gestão das políticas públicas, tendo em conta o papel do Executivo e do Legislativo no sistema democrático vigente no país. O presente projeto visa realizar um balanço crítico de 25 anos da democracia brasileira (1988/2013) com base na análise de três eixos temáticos principais: as políticas públicas, as instituições democráticas, e as relações entre a sociedade civil e a cultura política. A perspectiva adotada é a proposta pela abordagem da qualidade da democracia (Diamond e Morlino, 2005), ou seja, a que coloca o foco central da análise nas inter-relações entre princípios democráticos, procedimentos institucionais, participação política e resultados práticos da democracia. Por essa razão, as indagações centrais do projeto se referem aos conceitos de responsividade (responsiveness) e de responsabilização (accountability) dos governos democráticos. O estudo do caso brasileiro, a ser desenvolvido em perspectiva comparada com outros casos recentes de democratização, pretende contribuir para a agenda de pesquisa internacional que, após os estudos de transição política e consolidação democrática, concentram esforços em torno da mensuração e análise da qualidade das novas democracias. Espera-se que os resultados da pesquisa sirvam de referência crítica para a agenda de aperfeiçoamento dos modelos de gestão de políticas públicas e de reformas das instituições democráticas. O projeto contará com a participação de docentes, pesquisadores e alunos de cinco unidades da USP: a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, o Instituto de Relações Internacionais, a Faculdade de Direito, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades e o Instituto de Matemática e Estatística; terá, ainda, a participação de docentes e pesquisadores associados pertencentes à Universidade de Campinas - UNICAMP e à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Livro analisa crise da democracia com base na atuação de parlamentares 
Núcleo de pesquisa da USP seleciona bolsistas de iniciação científica 
USP e Estadão lançam biblioteca digital sobre corrupção 
Pós-doutorado em ciência política com Bolsa da FAPESP 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALBACHEVSKY, ELIZABETH; SAMPAIO, HELENA; DE ANDRADE, CIBELE YAHN. Expanding Access to Higher Education and Its (Limited) Consequences for Social Inclusion: The Brazilian Experience. SOCIAL INCLUSION, v. 7, n. 1, p. 7-17, 2019. Citações Web of Science: 1.

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