Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da produção de moléculas autoindutoras por Escherichia coli e sua influência na formação de biofilme por Listeria monocytogenes

Processo: 11/18033-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Teresa Destro
Beneficiário:Maria Teresa Destro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biofilmes  Bactérias gram-positivas  Escherichia coli  Listeria monocytogenes 

Resumo

Listeria monocytogenes, uma bactéria Gram-positiva com variado espectro de virulência e patogenicidade e frequentemente associada a surtos de doenças em humanos, possui a capacidade de se multiplicar em diversas condições ambientais, além de se fixar e formar biofilme. Vários estudos indicam a interação entre L. monocytogenes e outras espécies bacterianas no que diz respeito a seu desenvolvimento em alimentos e no ambiente; porém, não está esclarecida a forma como ocorre essa interação. Uma hipótese pode ser a ocorrência de mecanismo de "quorum sensing". Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é avaliar a relação entre E. coli e L. monocytogenes no desenvolvimento de biofilme, avaliando a possibiidade de presença de moléculas autoindutoras responsáveis pelo mecanismo de "quorum sensing". Para tal, será utilizada uma cepa de L. monocytogenes sorotipo 1/2a selvagem e uma cepa isogênica mutante (”pfrA e ”sigB), e cepas de E. coli. Os experimentos serão conduzidos utilizando-se lâminas de aço-inoxidável e dois meios de cultivo, caldo infusão cérebro e coração e leite integral reconstituído, simulando um ambiente da indústria alimentícia. Em caso de interferência na formação de biofilmes, a presença de moléculas sinalizadoras será avaliada empregando-se ensaios com cepas biosensoras. Os dados obtidos gerarão informações úteis no controle desse patógeno. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE GRANDI, ALINE ZAGO; PINTO, UELINTON MANOEL; DESTRO, MARIA TERESA. Dual-species biofilm of Listeria monocytogenes and Escherichia coli on stainless steel surface. WORLD JOURNAL OF MICROBIOLOGY & BIOTECHNOLOGY, v. 34, n. 4 APR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.