Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema especialista para projeto conceitual de centrais de cogeração a biomassa

Processo: 11/19099-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:José Alexandre Matelli
Beneficiário:José Alexandre Matelli
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Pesq. associados:José Antônio Perrella Balestieri ; Rubens Alves Dias
Assunto(s):Geração de energia elétrica  Inteligência artificial 

Resumo

O sucesso de sistemas de geração distribuída como alternativa para suprimento de energia elétrica depende de um projeto consistente. Entre as tecnologias de geração distribuída mais disseminadas no estado de São Paulo estão as centrais de cogeração a biomassa, devido à grande disponibilidade de bagaço de cana e às características de demanda energética das usinas de açúcar e álcool. O projeto de uma central deste tipo configura-se como um problema de síntese sujeito a restrições termodinâmicas, econômicas e ambientais e que inclui a alocação e o dimensionamento de componentes de modo a satisfazer as demandas elétricas e térmicas. Problemas de síntese são intrinsecamente complexos devido ao grande espaço de soluções possíveis, ou seja, existem inúmeras alternativas que atendem um determinado conjunto de requisitos de projeto. Apesar da complexidade, este problema é resolvido de forma robusta através de experiência, criatividade e conhecimento de especialistas humanos, isto é, o problema é de natureza heurística. Tal natureza do problema sugere sua solução através de inteligência artificial (IA), ou seja, técnicas computacionais que codificam e emulam os padrões de raciocínio da mente humana. Uma das técnicas de IA mais conhecidas é o sistema especialista, com aplicações bem sucedidas em projetos de sistemas hidráulicos, transformadores elétricos, plantas de cogeração, entre outros. Assim, o objetivo da presente proposta é desenvolver uma ferramenta computacional inteligente para projeto de centrais de cogeração a biomassa, no qual sejam integradas ferramentas de metodologia de projeto e de análise de desempenho energético às técnicas de inteligência artificial adequadas para este domínio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATELLI, JOSE ALEXANDRE. Conceptual design of biomass-fired cogeneration plant through a knowledge-based system. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 38, n. 2, p. 535-549, FEB 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.