Busca avançada
Ano de início
Entree

Filtro anaeróbio seguido de biofiltro aerado submerso: produção de biomassa, desnitrificação e remoção de patógenos

Processo: 11/21878-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Edson Aparecido Abdul Nour
Beneficiário:Edson Aparecido Abdul Nour
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias  Esgotos sanitários  Filtros anaeróbios  Nitrificação 

Resumo

O trabalho pretende avaliar o desempenho de um sistema anaeróbio-aeróbio tratando esgoto sanitário hospitalar, constituído por filtro anaeróbio (FA) seguido de biofiltro aerado submerso (BAS), em escala piloto, adotando recirculação do efluente, com razões de 0.5, 1.0, 2.0 e 3.0 para promover a desnitrificação. As etapas serão: formar biomassa ativa e estabelecer o equilíbrio dinâmico no FA (etapa 1); avaliar a toxicidade da amônia aos organismos envolvidos no processo de nitrificação ao longo da altura do meio suporte (etapa 2); promover a desnitrificação utilizando como fonte de carbono os ácidos orgânicos voláteis presentes no reator anaeróbio (etapa 3); ajustar a aeração para manter o equilíbrio do sistema com o menor consumo de oxigênio possível (etapa 4). Paralelamente a estas etapas será avaliada a toxicidade do efluente do sistema aos organismos indicadores da qualidade ecotoxicológica. Resultados preliminares em sistemas de bancada indicam que a configuração e operação propostas para o sistema são adequadas para atender às expectativas sobre robustez de operação e eficiência na redução da concentração de carbono orgânico e compostos de nitrogênio. Avaliar os gradientes de concentração de compostos intermediários da nitrificação e a estratificação dos microrganismos oxidantes envolvidos provavelmente trará respostas ao processo de inibição da nitrificação em reatores de pequena altura de meio suporte. O aumento da recirculação, reduz a relação C/N no BAS regulando a expessura do biofilme favorecendo bactérias autotróficas na competição por substrato com heterotróficas, no FA leva ao aumento da taxa de conversão de nitrato. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMASHIRO, SANDRA; RODRIGUES FOCO, MARIO LUIZ; PINEDA, CAROLINA ORTIZ; JOSE, JULIANA; ABDUL NOUR, EDSON APARECIDO; VIDAL SIQUEIRA-CASTRO, ISABEL CRISTINA; BUENO FRANCO, REGINA MAURA. Giardia spp. and Cryptosporidium spp. removal efficiency of a combined fixed-film system treating domestic wastewater receiving hospital effluent. Environmental Science and Pollution Research, v. 26, n. 22, p. 22756-22771, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOUR, Edson Aparecido Abdul. Remoção de Giardia e Cryptosporidium, ocorrência de microsporídios e caracterização da microfauna de um sistema combinado de tratamento de esgoto. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.