Busca avançada
Ano de início
Entree

Filtro anaeróbio seguido de biofiltro aerado submerso: produção de biomassa, desnitrificação e remoção de patógenos

Processo: 11/21878-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Edson Aparecido Abdul Nour
Beneficiário:Edson Aparecido Abdul Nour
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias  Esgotos sanitários  Filtros anaeróbios  Nitrificação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biofiltro Aerado Submerso | Desnitrificação | Esgoto sanitário | Filtro anaeróbio | nitrificação | Tratamento de Esgoto

Resumo

O trabalho pretende avaliar o desempenho de um sistema anaeróbio-aeróbio tratando esgoto sanitário hospitalar, constituído por filtro anaeróbio (FA) seguido de biofiltro aerado submerso (BAS), em escala piloto, adotando recirculação do efluente, com razões de 0.5, 1.0, 2.0 e 3.0 para promover a desnitrificação. As etapas serão: formar biomassa ativa e estabelecer o equilíbrio dinâmico no FA (etapa 1); avaliar a toxicidade da amônia aos organismos envolvidos no processo de nitrificação ao longo da altura do meio suporte (etapa 2); promover a desnitrificação utilizando como fonte de carbono os ácidos orgânicos voláteis presentes no reator anaeróbio (etapa 3); ajustar a aeração para manter o equilíbrio do sistema com o menor consumo de oxigênio possível (etapa 4). Paralelamente a estas etapas será avaliada a toxicidade do efluente do sistema aos organismos indicadores da qualidade ecotoxicológica. Resultados preliminares em sistemas de bancada indicam que a configuração e operação propostas para o sistema são adequadas para atender às expectativas sobre robustez de operação e eficiência na redução da concentração de carbono orgânico e compostos de nitrogênio. Avaliar os gradientes de concentração de compostos intermediários da nitrificação e a estratificação dos microrganismos oxidantes envolvidos provavelmente trará respostas ao processo de inibição da nitrificação em reatores de pequena altura de meio suporte. O aumento da recirculação, reduz a relação C/N no BAS regulando a expessura do biofilme favorecendo bactérias autotróficas na competição por substrato com heterotróficas, no FA leva ao aumento da taxa de conversão de nitrato. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMASHIRO, SANDRA; RODRIGUES FOCO, MARIO LUIZ; PINEDA, CAROLINA ORTIZ; JOSE, JULIANA; ABDUL NOUR, EDSON APARECIDO; VIDAL SIQUEIRA-CASTRO, ISABEL CRISTINA; BUENO FRANCO, REGINA MAURA. Giardia spp. and Cryptosporidium spp. removal efficiency of a combined fixed-film system treating domestic wastewater receiving hospital effluent. Environmental Science and Pollution Research, v. 26, n. 22, p. 22756-22771, . (11/21878-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.