Busca avançada
Ano de início
Entree

Próteses parciais fixas apoiadas sobre conexão dente-implante: análise do comportamento biomecânico por meio de fotoelasticidade e elementos finitos

Resumo

Controvérsias entre combinar dentes naturais e implantes para suportar próteses fixas ainda permanecem. Este estudo tem como objetivos a análise do comportamento biomecânico de próteses fixas associando-se dentes naturais e implantes de diferentes conexões protéticas, em área posterior da mandíbula, focando-se em: análise da adaptação marginal no tempo 0 e após ciclagem mecânica; análise do torque e destorque após aplicação de carga ciclagem mecânica; análise fotoelástica - para observação da distribuição de cargas no dente natural, implante e áreas ósseas, e análise por elementos finitos para observação da distribuição de cargas nas partes envolvidas na reabilitação. O modelo a ser analisado representará a perda de um primeiro molar inferior (46), com perda óssea nessa região, premolar inferior natural (45) e implante na região do segundo molar inferior (47). Serão utilizados implantes de diferentes tipos de conexão: hexágono externo, hexágono interno e cone morse. As próteses parciais fixas serão: em monobloco para simular uma conexão rígida e com conexão semi-rígida:. um attachment cilíndrico cônico intracoronário de 7,0x2,6mm será posicionado na face distal da coroa do elemento 45 (dente natural) onde serão unidos em posição os dois elementos da PPF apoiados sobre o implante da região do 47. Serão realizados ensaios de carga cíclica mecânica, determinação de torque e destorque, ensaios fotoelásticos e ensaios pelo método do elemento finito para observação do stress gerado aos tecidos ósseos e implantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LENCIONI, KARINA ALBINO; NORITOMI, PEDRO YOSHITO; MACEDO, ANA PAULA; RIBEIRO, RICARDO FARIA; DE ALMEIDA, ROSSANA PEREIRA. Influence of Different Implants on the Biomechanical Behavior of a Tooth-Implant Fixed Partial Dentures: A Three-Dimensional Finite Element Analysis. JOURNAL OF ORAL IMPLANTOLOGY, v. 46, n. 1, p. 27-34, FEB 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.