Busca avançada
Ano de início
Entree

Enfermagem em saúde da criança e a longitudinalidade do cuidado

Processo: 11/12195-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Débora Falleiros de Mello
Beneficiário:Débora Falleiros de Mello
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/00656-3 - Treinamento técnico enfermagem em saúde da criança e a longitudinalidade do cuidado, BP.TT
12/10592-0 - Plano de atividades TT 1 - enfermagem em saúde da criança e a longitudinalidade do cuidado, BP.TT
Assunto(s):Atenção primária à saúde  Pneumopatias  Pneumonia  Crianças 

Resumo

Na saúde da criança, muitos avanços estão ocorrendo no tocante à redução da mortalidade infantil e ampliação da cobertura dos serviços de saúde, que buscam alcançar os desafios para melhorar a qualidade das intervenções de saúde. Nestes desafios, identificamos um relevante aporte que a Enfermagem pode oferecer por meio de sua participação nas dimensões da pesquisa, do ensino e da prática, buscando novos elementos para o cuidado de enfermagem em saúde da criança, tendo em vista a importância do diagnóstico precoce, a participação da família, o incremento de intervenções sistematizadas e o seguimento longitudinal, atendendo as singularidades e especificidades da criança e sua família. O presente projeto tem por objetivo geral analisar experiências de mães e cuidadores e de enfermeiros no cuidado cotidiano de crianças, na perspectiva do cuidado em saúde, da vulnerabilidade e da longitudinalidade, buscando subsídios para a constituição de saberes e práticas no contexto da atenção primária em saúde da criança. Este projeto está organizado em subprojetos, envolvendo os temas: enfermagem e a defesa da saúde da criança (subprojeto 1); prevenção de pneumonia em crianças e a atenção primária em saúde (subprojeto 2); longitudinalidade, vulnerabilidades e necessidades de saúde da criança (subprojeto 3). Para a coleta de dados utilizaremos entrevistas, aplicação de instrumentos estruturados e dados de fontes secundárias. A partir de abordagem quantitativa, no subprojeto 2 será realizado um estudo caso-controle de base hospitalar para investigar os fatores associados à hospitalização por pneumonia, em crianças menores de cinco anos de idade, com um modelo explicativo que contemple as relações hierárquicas existentes entre as exposições e o desfecho, com aplicação do Instrumento de Avaliação da APS-PCATool, uso de regressão logística condicional e seguindo-se os pressupostos de modelagem hierarquizada e as análises desenvolvidas no software STATA. A partir de abordagens qualitativas, os subprojetos 1 e 3 utilizarão a perspectiva hermenêutica e análise temática, útil para identificar valores, juízos e particularidades das experiências dos sujeitos. Por se tratar de pesquisas que envolvem seres humanos, seguiremos as recomendações da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados trarão subsídios para o cuidado de enfermagem e contribuirão para ampliar a compreensão do cuidado à saúde da criança no âmbito da atenção primária em saúde. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANA COELHO PINA; SUZANA ALVES DE MORAES; ISABEL CRISTINA MARTINS DE FREITAS; DÉBORA FALLEIROS DE MELLO. Role of Primary Health Care in child hospitalization due to pneumonia: a case-control study. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 25, p. -, 2017.
PINA, JULIANA COELHO; DE MORAES, SUZANA ALVES; DE CARVALHO FURTADO, MARIA CANDIDA; DE MELLO, DEBORA FALLEIROS. Presence and extent of the primary health care attributes among children hospitalized for pneumonia. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 23, n. 3, p. 512-519, MAY-JUN 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.