Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre nível de atividade física, cognição e funcionalidade motora de idosos no estágio leve da doença de Alzheimer

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por declínios cognitivos, motores e funcionais que tendem a se agravar com o avanço da doença e afetam diretamente as atividades diárias de idosos com DA, que muitas vezes deixam de realizar suas atividades, passando a depender cada vez mais de cuidadores familiares e/ou profissionais. Este estudo tem por objetivo verificar as possíveis relações entre nível de atividade física, cognição e funcionalidade motora de idosos no estágio leve da doença de Alzheimer e idosos cognitivamente preservados. Participarão do estudo 40 idosos com diagnóstico clínico de DA em estágio leve, e 40 idosos cognitivamente preservados. Para avaliar as funções cognitivas serão aplicados o Mini-Exame de Estado Mental, Escore de Avaliação Clínica de Demência, Bateria de Avaliação Frontal, Teste do Desenho do Relógio, Escala de Depressão Geriátrica, Blocos de Corsi e Pares Verbais Associados. Para avaliar o nível de atividade física será aplicado o Questionário de Baecke Modificado para Idosos e será utilizado o pedômetro por um total de 7 dias consecutivos. Para analisar o tempo de processamento de informação será utilizado um exame eletroencefalográfico para a obtenção da onda P300. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA VALLE PEDROSO; DANILLA ICASSATTI CORAZZA; CARLA ANDREZA DE ALMEIDA ANDREATTO; THAYS MARTINS VITAL DA SILVA; JOSÉ LUIZ RIANI COSTA; RUTH FERREIRA SANTOS-GALDURÓZ. Cognitive, functional and physical activity impairment in elderly with Alzheimer's disease. Dement. Neuropsychol., v. 12, n. 1, p. -, Mar. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.