Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão genética durante o desenvolvimento de embriões somáticos e zigóticos de Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze

Processo: 11/51659-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Eny Iochevet Segal Floh
Beneficiário:Eny Iochevet Segal Floh
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia de plantas  Embriogênese  Araucaria angustifolia  Expressão gênica  Sequência de bases 

Resumo

A embriogênese somática (ES), uma técnica biotecnológica para produção de embriões in vitro, é considerada como uma das metodologias mais promissoras para o desenvolvimento de métodos eficientes para micropropagação, melhoramento genético e conservação de germoplasma de espécies arbóreas. Apesar de bastante promissora, a ES tem encontrado, no momento, várias restrições para sua aplicação comercial em Araucária angustifolia bem como em outras espécies de coníferas. Dentre as dificuldades referentes à técnica, estão a impossibilidade da indução de culturas embriogênicas a partir de tecidos maduros, a dependência do genótipo da planta mãe, e a rápida perda da competência embriogêníca das culturas celulares. Muitas destas dificuldades são provenientes de condições sub-ótimas de cultivo das culturas embriogênicas in vitro, e somente com o profundo conhecimento dos fatores bioquímicos, fisiológicos e genéticos que controlam o desenvolvimento do embrião zigótico (in vivo), será possível estabelecer as condições artificiais para o correto desenvolvimento embrionário in vitro. A presente proposta visa à análise do transcriptoma utilizando a técnica de RNA-Seq durante o desenvolvimento de embriões zigóticos e somáticos em A. angustifolia com o intuito de identificar genes que permitam caracterizar molecularmente o processo embriogênico, assim como obter marcadores para o aprimoramento da técnica de micropropagação utilizando a embriogênese somática. Os resultados a serem obtidos constituirão uma plataforma fundamental para o estabelecimento de estratégias de conservação para A. angustifolia incluindo bancos de germoplasma e para programas de melhoramento genético que utilizam ferramentas biotecnológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Identificados genes que podem ajudar a salvar araucária do risco de extinção 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELBL, PAULA; NAVARRO, BRUNO V.; DE OLIVEIRA, LEANDRO F.; ALMEIDA, JULIANA; MOSINI, C.; DOS SANTOS, ANDRE L. W.; ROSSI, MAGDALENA; FLOH, ENY I. S. Identification and Evaluation of Reference Genes for Quantitative Analysis of Brazilian Pine (Araucaria angustifolia Bertol. Kuntze) Gene Expression. PLoS One, v. 10, n. 8 AUG 27 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.