Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de diferentes métodos de esterilização de esmalte bovino sobre sua composição química, morfologia superficial e formação do biofilme inicial

Processo: 11/10358-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Vergani
Beneficiário:Carlos Eduardo Vergani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:Denise Madalena Palomari Spolidorio ; Patricia Gabriela Sabino Viana ; Peter Hammer ; Valeria Valente
Assunto(s):Esmalte dentário  Esterilização  Tecnologia de micro-ondas  Biofilmes 

Resumo

A esterilização do esmalte dental antes de sua utilização em pesquisas é essencial para a prevenção de infecções cruzadas. Entretanto, as propriedades do esmalte não devem ser alteradas por este procedimento, o que poderia comprometer os resultados dos estudos. Vários métodos têm sido propostos para esterilização de esmalte dental, no entanto, com exceção da irradiação gama, cuja maior desvantagem seria o alto custo do equipamento, os demais métodos apresentam influência sobre a estrutura mineral do esmalte e, possivelmente sobre a composição química do esmalte, comprometendo os resultados dos estudos. A irradiação por microondas durante 3 minutos a 650 W resulta na completa desinfecção de esmalte bovino e não promove alterações na microdureza superficial e resistência a desmineralização e remineralização do esmalte, o que provavelmente indica que este método não promove alterações na composição química do esmalte. Além disso, estudos comparando os efeitos promovidos pela irradiação por microondas e pelos demais métodos de esterilização dental existentes devem ser realizados, com a finalidade de se estabelecer o método de esterilização que promova a menor incidência de danos sobre o esmalte dental. Sendo assim, o presente projeto tem por objetivo avaliar o efeito de diferentes métodos de esterilização dental sobre a composição química e sobre a formação do biofilme inicial em esmalte bovino. Os métodos de esterilização avaliados serão: I - Irradiação por microondas (3 minutos a 650 W), II - Irradiação gamma (1,75 Gy/h durante 14 h e 17 minutos), III - Óxido de etileno (600mg/l durante 4 h) e IV Autoclave (30 minutos a 121°C). O estudo será dividido em duas fases, sendo a fase 1 constituída pela avaliação do efeito de diferentes métodos de esterilização dental sobre a composição química (Raman e XPS) e morfologia (MEV) do esmalte. A fase 2 deste estudo irá analisar o efeito de diferentes métodos de esterilização dental sobre a formação in vitro do biofilme inicial, envolvendo a adesão dos micro-organismos colonizadores iniciais do biofilme A. naeslundii e S. sanguis. Os parâmetros avaliados serão: adesão de micro-organismos (XTT), biomassa total (cristal violeta), quantificação dos micro-organismos (UFC/ ml) e morfologia do biofilme (microscopia confocal). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, P. S.; ORLANDI, M. O.; PAVARINA, A. C.; MACHADO, A. L.; VERGANI, C. E. Chemical composition and morphology study of bovine enamel submitted to different sterilization methods. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 22, n. 2, p. 733-744, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.