Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do carbaril sobre os efeitos da radiação UV em melanócitos humanos em cultura

Processo: 11/12616-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Silvia Berlanga de Moraes Barros
Beneficiário:Silvia Berlanga de Moraes Barros
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Silvya Stuchi Maria-Engler
Assunto(s):Inseticidas  Carbaril  Neoplasias cutâneas  Raios ultravioleta 

Resumo

O carbaril (metilcarbamato de naftila), um inseticida de amplo espectro extensamente utilizado na agricultura e no ambiente doméstico, foi recentemente associado ao desenvolvimento de melanoma cutâneo em estudo epidemiológico de coorte com trabalhadores agrícolas norte-americanos. Paralelamente, a radiação ultravioleta é sabidamente o principal fator etiológico para o desenvolvimento de tumores cutâneos. Apesar de abrangente e bem planejado, aquele estudo epidemiológico não permite caracterizar a contribuição direta do inseticida e da radiação na melanomagênese. Diversos estudos têm explorado o efeito sinérgico de determinadas substâncias químicas à radiação UV, potencializando seus efeitos deletérios sobre a pele, e possivelmente contribuindo para o desenvolvimento de tumores. Por exemplo, as enzimas citocromo P450 1A1 e 1B1 encontram-se hiperexpressas na pele humana após exposição à luz UV, e é provável que esta condição intensifique a bioativação de cancerígenos químicos ambientais, aumentando o risco de desenvolvimento do câncer cutâneo. Este trabalho visa avaliar a influência do inseticida carbaril sobre os efeitos da radiação UV em cultura de melanócitos humanos, avaliando parâmetros de biotransformação, citotoxicidade, genotoxicidade e ativação de melanócitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRUCIO, BIANCA; TIAGO, MANOELA; FANNIN, RICHARD D.; LIU, LIWEN; GERRISH, KEVIN; MARIA-ENGLER, SILVYA STUCHI; PAULES, RICHARD S.; DE MORAES BARROS, SILVIA BERLANGA. Molecular effects of 1-naphthyl-methylcarbamate and solar radiation exposures on human melanocytes. TOXICOLOGY IN VITRO, v. 38, p. 67-76, FEB 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.