Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de Escherichia coli shigatoxigênica (STEC) e enteropatogênica (EPEC) em peixes de pisciculturas da região de Ribeirão Preto - SP

Processo: 11/15050-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Fernando Antonio de Avila
Beneficiário:Fernando Antonio de Avila
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Enterobacteriaceae  Aquicultura  Escherichia coli Shiga toxigênica  Virulência  Saúde pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquicultura | Genes de virulência | patógenos | Saúde Pública | Microbiologia

Resumo

A expansão da aquicultura e o aumento no consumo de carne de peixes tornam pesquisas nessa área, especialmente se relacionadas à sanidade e saúde pública, uma tendência e necessidade mundial. Embora Escherichia coli não seja um microrganismo natural do trato intestinal de peixes, sabe-se que a microbiota desses animais está diretamente ligada à qualidade microbiológica da água em que vivem. Escherichia coli Shigatoxigênicas (STEC) e Enteropatogênicas (EPEC) são patógenos de importância na saúde pública pelo potencial de transmissão de doenças entéricas ao homem e pela possível emergência de isolados multirresistentes. Baseado nisso, o presente projeto tem como objetivo detectar, através de PCR, estirpes de STEC e EPEC, bem como caracterizar genes de virulência dos isolados a partir do conteúdo intestinal e musculatura de peixes, e da água das pisciculturas em que são criados. Após isoladas, as cepas serão submetidas à determinação do sorogrupo e teste do perfil de resistência a antimicrobianos. Além disso, será estabelecida relação epidemiológica dos isolados por PFGE e análise filogenética por PCR para ChuA, YjaA e TspE4C2. Os resultados desse estudo serão fundamentais para auxiliar a compreensão da epidemiologia de E. coli patogênicas em peixes, bem como para observar a capacidade de transmissão de doenças para o homem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOZO, MARITA VEDOVELLI; BORGES, CLARISSA ARAUJO; BERALDO, LIVIA GERBASI; MALUTA, RENATO PARIZ; POLLO, ANDRESSA SOUZA; BORZI, MARIANA MONEZI; DOS SANTOS, LUIS FERNANDO; KARIYAWASAM, SUBHASHINIE; DE AVILA, FERNANDO ANTONIO. Shigatoxigenic and atypical enteropathogenic Escherichia coli in fish for human consumption. Brazilian Journal of Microbiology, v. 49, n. 4, p. 936-941, . (11/07358-2, 11/15050-8)
ARIEL EURIDES STELLA; MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA; VERA LÚCIA DIAS DA SILVA FONTANA; RENATO PARIS MALUTA; CLARISSA ARAÚJO BORGES; FERNANDO ANTÔNIO DE ÁVILA. Padrões da caracterização e resistência a antimicrobianos de Escherichia coli isolada das fezes de frangos de corte saudáveis. Arq. Inst. Biol., v. 83, . (08/00417-0, 11/15050-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.