Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo tomográfico encefálico de felinos hígidos adultos e idosos

Processo: 11/21130-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Vulcano
Beneficiário:Luiz Carlos Vulcano
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas e procedimentos diagnósticos  Tomografia computadorizada de emissão  Encefalopatia animal  Felinos (criação) 

Resumo

A Medicina Veterinária obteve grandes avanços tecnológicos, predominantemente na área de diagnóstico por imagem, com o desenvolvimento da tomografia computadorizada e da ressonância magnética. Essas modalidades de imagem são de grande valia na avaliação encefálica uma vez que fornecem imagens sem sobreposição e em diversos planos. A ressonância magnética apresenta imagens de qualidade superior à tomografia computadorizada na avaliação encefálica, no entanto, o alto custo desse exame e a falta de disponibilidade deste tipo de aparelho na rotina veterinária brasileira, resultam em uma alta frequência de indicações de exames tomográficos. A utilização da tomografia computadorizada no Brasil ainda é recente e devido a esse fato, existem carências em relação a estudos tomográficos, especialmente em animais da espécie felina e indivíduos idosos. O objetivo deste estudo é fornecer informações relacionadas ao aspecto tomográfico encefálico de gatos domésticos saudáveis adultos e idosos, por meio da avaliação tomográfica de variáveis qualitativas e quantitativas. Serão utilizados 15 animais adultos (entre 1 a 10 anos de idade) e idosos (maior que 13 anos), clinicamente sadios e sem histórico de sintomatologia neurológica. Serão realizados hemograma, exames bioquímicos, sorologia para toxoplasmose e reação em cadeia da polimerase para o vírus da leucemia e da imunodeficiência felinas, para a confirmação da higidez dos animais. Os indivíduos serão anestesiados e posteriormente, serão submetidos à tomografia computadorizada simples e contrastada. As imagens tomográficas encefálicas serão avaliadas quantos às variáveis quantitativas e qualitativas, e a mais adequada análise estatística será realizada posteriormente à coleta dos dados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BABICSAK, VIVIAM R.; CARDOSO, GUILHERME S.; TSUNEMI, MIRIAM H.; VULCANO, LUIZ C. Computed tomographic features of the feline brain change with advancing age?. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 35, n. 1, p. 33-38, DEC 2015. Citações Web of Science: 0.
VIVIAM R. BABICSAK; GUILHERME S. CARDOSO; MIRIAM H. TSUNEMI; LUIZ C. VULCANO. Computed tomographic features of the feline brain change with advancing age?. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 35, p. 33-38, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.