Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações de cromatografia gasosa bidimensional abrangente na pesquisa de biomarcadores de resistência a patógenos em vegetais

Processo: 11/51896-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Convênio/Acordo: CNPq - REPENSA
Pesquisador responsável:Fabio Augusto
Beneficiário:Fabio Augusto
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto  Extração em fase sólida  Metabólitos  Resistência genética vegetal  Metabolômica 

Resumo

O presente projeto se insere no contexto das Redes Nacionais de Pesquisa em Agrodiversidade e Sustentabilidade Agropecuária (REPENSA) por meio do estudo e caracterização do perfil metabólico de plantas visando a compreensão dos mecanismos bioquímicos de indução de resistência em plantas a patógenos e insetos. Portanto, neste projeto apresenta-se a proposta do uso de estratégias analíticas para análise de compostos voláteis e semi-voláteis de plantas. Para a identificação e quantificação serão utilizadas as técnicas de Cromatografia Gasosa Convencional (GC) e Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente (GCxGC) acopladas a espectrometria de massas - com analizador quadrupolar (qMS), com a finalidade de se estudar o perfil metabólico de plantas, especialmente de eucaliptos. Para isso, serão desenvolvidas metodologias para a caracterização analítica dos metabólitos primários e secundários de espécies vegetais, utilizando principalmente suas folhas. Serão analisadas, principalmente, amostras de plantas sadias e contaminadas por fungos patógenos de culturas comerciais de eucalipto. Como técnica de preparo de amostra será empregada a microextração em fase sólida (SPME). Espera-se que os resultados desta pesquisa forneçam subsídios para a compreensão dos processos bioquímicos envolvidos no mecanismo de defesa de espécies vegetais durante o processo de estresse pelo patógeno. Além disso, espera-se que as metodologias analíticas desenvolvidas possam ser aplicadas a ensaios rápidos para a identificação de variedades de eucaliptos resistentes a patógenos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELINATO DE SOUZA, JOAO R.; DIAS, FERNANDA F. G.; CALIMAN, JAQUELINE D.; AUGUSTO, FABIO; HANTAO, LEANDRO W. Opportunities for green microextractions in comprehensive two-dimensional gas chromatography / mass spectrometry-based metabolomics - A review. Analytica Chimica Acta, v. 1040, p. 1-18, DEC 21 2018. Citações Web of Science: 6.
LEANDRO W. HANTAO; BRUNA R. TOLEDO; FABIO AUGUSTO. FASES ESTACIONÁRIAS DE LÍQUIDOS IÔNICOS EM CROMATOGRAFIA GASOSA: FUNDAMENTOS, AVANÇOS RECENTES E PERSPECTIVAS. Química Nova, v. 39, n. 1, p. -, Jan. 2016.
HANTAO, LEANDRO WANG; DE LIMA RIBEIRO, FABIANA ALVES; PASSADOR, MARTHA MARIA; FURTADO, EDSON LUIZ; POPPI, RONEI JESUS; GOZZO, FABIO CESAR; AUGUSTO, FABIO. Metabolic profiling by ultra-performance liquid chromatography-mass spectrometry and parallel factor analysis for the determination of disease biomarkers in Eucalyptus. METABOLOMICS, v. 10, n. 6, p. 1318-1325, DEC 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.