Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização horticultural e seleção de acessos de tangerinas e híbridos para o estado de São Paulo

Processo: 11/21559-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marinês Bastianel
Beneficiário:Marinês Bastianel
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Dirceu de Mattos Junior ; Evandro Henrique Schinor ; Fernando Alves de Azevedo ; Marcos Antonio Machado ; Mariângela Cristofani-Yaly
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal  Fruticultura  Citricultura  Tangerina 

Resumo

As tangerinas e seus híbridos constituem o principal grupo de citros para o consumo interno de fruta fresca. No Estado de São Paulo, a tangerina Ponkan é a principal variedade comercializada e de maior aceitação pelo consumidor devido, principalmente, à facilidade de descascar, sabor e tamanho de frutos. Entretanto, a sua suscetibilidade à mancha marrom de alternária (MMA), principal doença das tangerinas, e o seu restrito período de oferta (abril a junho) justificam a necessidade de se ampliar o número de variedades para o mercado de fruta fresca, principalmente que tenham resistência à MMA e produção tardia. Existe uma grande diversidade de tangerinas que são classificadas como easy peelers ou Ponkan-like e que atenderiam a demanda do mercado consumidor. Assim, neste estudo se propõe caracterizar fenotipicamente (características de frutos) cerca de 200 acessos de tangerinas presentes no Banco Ativo de Germoplasma de Citros do Instituto Agronômico (BAG Citros IAC) e selecionar aquelas que possam ser classificadas no grupo de Ponkan-like. Estas serão avaliadas juntamente com dez híbridos de tangerina x laranja que apresentam características de frutos similares à Ponkan quanto à época de maturação, caraterísticas físico-químicas dos frutos e resposta à MMA. Espera-se com este trabalho selecionar novos materiais com potencial comercial que possibilitem a expansão da época normal da safra, trazendo grandes benefícios econômicos aos produtores do Estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES DE CAMPOS, KELLY APARECIDA; DE AZEVEDO, FERNANDO ALVES; BASTIANEL, MARINES; CRISTOFANI-YALY, MARIANGELA. RESISTANCE TO ALTERNARIA BROWN SPOT OF NEW CITRUS HYBRIDS. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 39, n. 5, p. 1-10, 2017. Citações Web of Science: 0.
THAIS HELENA VILLA MICHIELIN; MARIÂNGELA CRISTOFANI-YALY; KELLY APARECIDA FERNANDES DE CAMPOS; EVANDRO HENRIQUE SCHINOR; FERNANDO ALVES DE AZEVEDO; MARINÊS BASTIANEL. Reação de híbridos de citros à inoculação com Alternaria alternata. Summa Phytopathologica, v. 42, n. 4, p. 313-320, Dez. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.