Auxílio à pesquisa 11/21955-3 - Enzimas, Xilosidases - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Enzimas lignocelulolíticas produzidas por fungos: estudos funcional e estrutural

Processo: 11/21955-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Dulce Helena Ferreira de Souza
Beneficiário:Dulce Helena Ferreira de Souza
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Enzimas  Xilosidases  Lignocelulose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:enzimas | enzimas ligninolíticas | estudo estrutural | fungos | xilanase | Enzimas

Resumo

A lignocelulose, principal componente de materiais tais como madeira e resíduos agrícolas, florestais e urbanos, é formada, principalmente, por três tipos de polímeros: celulose, hemicelulose e lignina. Para que possa ser aproveitada e utilizada na produção de biocombustíveis, a lignocelulose precisa ser quimicamente modificada. Alguns micro-organismos, especialmente fungos, produzem enzimas capazes de degradar lignocelulose através da disponibilização e quebra das cadeias poliméricas constituintes, possibilitando a posterior conversão das moléculas originadas em materiais de interesse (bioconversão). Estudos visando a busca por organismos e enzimas lignocelulósicas com maior potencial de catálise e/ou mais resistentes a condições severas como altas temperatura, são de grande importância no desenvolvimento de tecnologias que têm por objetivo tornar a produção de bioetanol mais competitiva frente aos combustíveis de origem fóssil. A proposta deste projeto tem duas abordagens: 1) Estudo de triagem de dez (10) diferentes fungos para seleção do(s) melhor(es) para produção de enzimas lignocelulolíticas termoestáveis (celulases, hemicelulases e peroxidases). Os fungos selecionados para o estudo ainda não foram caracterizados (ou a presente caracterização ainda é bastante incompleta) quanto a sua capacidade de degradação da lignocelulose, porém, devido ao ambiente em que se encontram, ou devido ao gênero a que pertencem, possuem grande potencial na degradação enzimática desses materiais;2) Estudo de uma xilanase recombinante do fungo Leucoagaricus gongylophorus, simbionte de formiga cortadeira. Neste projeto propomos a obtenção da enzima recombinante e estudos de cristalização da molécula pura para posteriores estudos estruturais da xilanase através de difração de raios-X. As informações de função e estrutura da enzima são importantes para posteriores estudos de melhoramento de suas atividades/estabilidade através de mutações sítio-dirigidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEME IKE, PRISCILA TOMIE; MOREIRA, ARIELE C.; DE ALMEIDA, FERNANDO G.; FERREIRA, DOUGLAS; BIROLLI, WILLIAN GARCIA; MELEIRO PORTO, ANDRE LUIZ; SOUZA, DULCE HELENA F.. Functional characterization of a yellow laccase from Leucoagaricus gongylophorus. SPRINGERPLUS, v. 4, . (11/21955-3)
MOREIRA, ARIELE C.; FERREIRA, DOUGLAS; DE ALMEIDA, FERNANDO G.; RODRIGUES-FILHO, EDSON; FERNANDES, JOAO B.; DAS GRACAS FERNANDES DA SILVA, MARIA FATIMA; VIEIRA, PAULO C.; PAGNOCCA, FERNANDO C.; SOUZA, DULCE HELENA F.. Molecular and Kinetic Characterization of Two Extracellular Xylanases Isolated from Leucoagaricus gongylophorus. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 173, n. 3, p. 694-704, . (11/21955-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: