Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracteres morfoanatômicos e ontogenéticos foliares de Metrodorea A. St.-Hil. e espécies relacionadas (Rutaceae) sob uma perspectiva filogenética

Processo: 11/12642-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Gladys Flávia de Albuquerque Melo de Pinna
Beneficiário:Gladys Flávia de Albuquerque Melo de Pinna
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal  Desenvolvimento vegetal  Filogenia  Metrodorea 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia foliar | Desenvolvimento foliar | Anatomia Vegetal

Resumo

É apresentada a proposta de um estudo filogenético com Metrodorea A.St.-Hil. (Rutaceae Juss.) e espécies relacionadas a partir de um amplo conjunto de dados morfológicos de órgãos reprodutivos e vegetativos, de anatomia nodal e foliar, sobretudo quanto ao desenvolvimento foliar devido à grande variação morfológica em relação à divisão da lâmina foliar encontrada na família, produzindo-se árvores filogenéticas que dêem suporte a este estudo. Desta forma, buscaremos encontrar homologias secundárias efetivas (sinapomorfias) para esclarecer as relações dentro do grupo, visando contribuir para o conhecimento da história evolutiva de parte das Rutaceae neotropicais. Para a realização deste projeto serão utilizadas as cinco espécies descritas do gênero: M. flavida Krause, M. maracasana Kaastra, M. mollis Taubert, M. nigra A. St.-Hil. e M. stipularis Mart., bem como Esenbeckia febrifuga (A. St.-Hil.) Juss. Ex Mart., E. grandiflora, E. irwiniana, E. pilocarpoides Kunth e Conchocarpus heterophyllus (A. St.-Hil.) Kallunki & Pirani, a serem utilizadas como grupos externos. O material será submetido às técnicas usuais para inclusão em parafina, à preparação para microscopia eletrônica de varredura e às técnicas de dissociação de epiderme e diafanização. Dados morfológicos vegetativos e reprodutivos serão obtidos a partir de descrições contidas na literatura, bem como da observação dos espécimes coletados e depositados no herbário SPF. De posse dos dados, serão delimitados os caracteres morfoanatômicos e montada uma matriz de táxons/caracteres, com base na qual será elaborada uma hipótese filogenética baseada no critério de máxima parcimônia. Será feita uma análise de bootstrap para determinar a confiabilidade dos ramos das árvores obtidas. Com a árvore de melhor sustentação obtida, serão discutidos os agrupamentos de espécies formados, e as possíveis implicações desta em relação à história evolutiva do grupo. Será feita a reconstrução dos estados de caracteres ancestrais, referente aos caracteres de anatomia nodal e foliar, codificados na matriz, sob mesmo critério escolhido para a elaboração da árvore. Com as otimizações serão feitas inferências sobre a evolução dos caracteres e suas modificações ao longo da filogenia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ, RAFAEL; DUARTE, MARILIA; PIRANI, JOSE R.; MELO-DE-PINNA, GLADYS F. A.. Phylogenetic analysis and evolution of morphological characters in Metrodorea and related species in Rutoideae (Rutaceae). PLANT SYSTEMATICS AND EVOLUTION, v. 303, n. 7, p. 927-943, . (11/12642-1, 11/04258-7)
CRUZ, RAFAEL; DUARTE, MARILIA; PIRANI, JOSE R.; MELO-DE-PINNA, GLADYS F. A.. Development of leaves and shoot apex protection in Metrodorea and related species (Rutaceae). Botanical Journal of the Linnean Society, v. 178, n. 2, p. 267-282, . (11/12642-1, 11/04258-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.