Busca avançada
Ano de início
Entree

Condicionamento respondente aversivo: efeito das apresentações do CS, durante o procedimento de extinção, sobre a ressurgência da CR

Processo: 11/18516-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Maria Helena Leite Hunziker
Beneficiário:Maria Helena Leite Hunziker
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Condicionamento da aversão 

Resumo

Pesquisas sobre extinção do condicionamento respondente envolvendo estímulos aversivos mostram que uma resposta condicional (CR) pode ressurgir depois de extinta em diversas situações: após passagem de tempo, frente a apresentação do CS em contexto diferente de onde foi realizada a extinção ou apresentação do estímulo incondicional (US) sem o CS. Recentemente, Schiller et al. (2010) demonstraram que as CRs podem ser inibidas de forma duradoura se durante a extinção for dado um intervalo entre a primeira apresentação do CS e as apresentações seguintes. Esta pesquisa consiste na replicação direta desse experimento como forma iniciar uma série de estudos sobre extinção respondente no nosso laboratório. Serão utilizados 20 participantes adultos, expostos a estimulação elétrica leve (US) e três quadrados coloridos (CSs). As CRs serão medidas por meio das alterações de condutância da pele (RCP) frente apresentação dos CSs e US. Os sujeitos serão divididos em dois grupos (n=10) e passarão por três estágios consecutivos com intervalos de 24 horas: (a) Condicionamento (todos os grupos) - pareamentos de dois CSs com o US (CSa+ e CSb+) e um CS nunca pareado com o US (CS-); (b) Extinção (Grupo Experimental) - apresentação isolada do CSa+, seguida de intervalo de dez minutos e novas apresentações dos CSa+, CSb+ e CS-, todas sem o US; Extinção (Grupo Controle) - apresentações sucessivas dos três CSs sem US; (c) Re-extinção e teste de ressurgência (todos os grupos) - quatro apresentações isoladas do US, seguidas de intervalo de 10 minutos e sucessivas apresentações dos três CSs sem o US. Será comparada a diferença entre CRs frente a cada estímulo na primeira tentativa da re-extinção com a última tentativa da extinção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; LEITE HUNZIKER, MARIA HELENA. A review of boundary conditions and variables involved in the prevention of return of fear after post-retrieval extinction. Behavioural Processes, v. 162, p. 39-54, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.