Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapia gênica não-viral: síntese, caracterização e estudos de transfecção de nanocarreadores sítio-dirigidos de genes baseados em policátions biocompatíveis

Resumo

O tratamento de doenças utilizando-se a terapia gênica vem ao longo dos anos se tornando uma realidade, sobretudo devido ao investimento em pesquisas direcionadas a entender o mecanismo de transfecção, bem como vencer as várias barreiras que impedem o transporte, liberação e expressão eficientes. Entre os vetores utilizados os vetores não-virais configuram-se como uma alternativa muito atraente devido a maior segurança. Entretanto para o tratamento se tornar uma realidade, o aprimoramento das propriedades dos carreadores configura-se como uma etapa crucial na aplicação efetiva da terapia. Entre as barreiras, a hemocompatibilidade dos vetores bem como a liberação efetiva dos genes dentro de células alvo, são primordiais para viabilizar o transporte e liberação. Recentemente, estudos realizados em nosso grupo mostraram que a modificação do polissacarídeo quitosana com o grupo fosforilcolina permite a formação de nanopartículas com maior estabilidade coloidal em condições fisiológicas, bem como controlar a força da interação policátion-DNA, a qual é fundamental para promover a liberação do gene. Além destes efeitos as nanopartículas carreadoras do DNA são capazes de se manter estáveis por semanas após a preparação. No presente projeto temos como objetivo principal desenvolver novos carreadores para o transporte e liberação sítio-dirigida eficiente. O projeto envolve a síntese e caracterização de novos derivados a partir de policátions biocompatíveis, seguido de estudos de citotoxicidade e transfecção in vitro. Os estudos serão realizados procurando-se avaliar de forma comparativa as mudanças estruturais nos policátions e seus efeitos na eficiência do processo de transfecção in vitro, os quais permitirão a seleção de sistemas e estudos futuros in vivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TIERA, MARCIO J.; SHI, QIN; GONCALVES BARBOSA, HELLEN FRANCIANE; FERNANDES, JULIO C. Polymeric Systems as Nanodevices for siRNA Delivery. CURRENT GENE THERAPY, v. 13, n. 5, p. 358-369, OCT 2013. Citações Web of Science: 7.
PANSANI OLIVEIRA, FRANCIELE DE PAULA; DALLA PICOLA, ISADORA PFEIFER; SHI, QIN; GONCALVES BARBOSA, HELLEN FRANCIANE; DE OLIVEIRA TIERA, VERA APARECIDA; FERNANDES, JULIO CESAR; TIERA, MARCIO JOSE. Synthesis and evaluation of diethylethylamine-chitosan for gene delivery: composition effects on the in vitro transfection efficiency. Nanotechnology, v. 24, n. 5 FEB 8 2013. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE DERIVADOS DE DIETIL(AMINO)ETIL QUITOSANA (CH-DEAE), DERIVADOS OBTIDOS, SEU USO, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE NANOPARTÍCULAS MULTIFUNCIONAIS À BASE DESTES DERIVADOS, NANOPARTÍCULAS MULTIFUNCIONAIS OBTIDAS E USOS DAS MESMAS BR1020160302315 - Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Valorisation Recherche HSCM Limited Partnership . Marcio José Tiera; Isadora Pfeifer Dalla Picola; Franciele De Paula Pansani Oliveira; Vera Aparecida De Oliveira Tiera; Júlio Cesar Fernandes; Qin Shi; Mohamed Benderdour - 22 de dezembro de 2016