Resumo
A OMS estima que 50 milhões de novos casos de infecção por vírus da dengue (DENV) ocorrem anualmente no mundo resultando em 25.000 a 50.000 mortes. Recentemente altos índices de doadores com RNA+ para DENV foram relatados pelo nosso grupo durante as epidemias em São Paulo e Honduras, bem como pela Cruz Vermelha Americana (American Red Cross - ARC) em Porto Rico. Estes estudos da viremia em doadores foram acompanhados pelos primeiros relatórios bem documentados de casos de transmissão de dengue por transfusão em Singapura, Hong Kong e Porto Rico. Em virtude dos altos índices da viremia em doações documentados durante períodos epidêmicos, é difícil compreender porque há tão poucas descrições da aquisição de DENV através de transfusão de sangue. A experiência com a transmissão do WNV por transfusão, um flavovírus transportado por artrópodes similar, sugere que a transmissão transfusional de Dengue pode ocorrer comumente, mas tem sido pouco reconhecida devido à falta de vigilância ativa. Como discutido num recente Workshop de Arbovírus no NIH em dezembro de 2009, as questões sobre o índice de transmissão por componentes do sangue e consequências clínicas da infecção por transfusão são chaves para guiar políticas americanas e globais para DENV na triagem de suprimento de sangue. Neste estudo iremos primeiramente estabelecer os índices dos indicadores sorológicos de DENV em doadores e na população de receptores com alta exposição nos 4 Hemocentros do REDS-III Brasil para compreender os índices básicos de infecção nestas comunidades e o impacto de transfusões passadas na soroprevalência. Montaremos a infra-estrutura necessária para esse tipo de estudo no Brasil. Conduziremos também um estudo prospectivo focado, a ser desenvolvido num surto de dengue na área geográfica de captação de um dos Hemocentros e desenvolveremos um acervo vinculado de doadores-receptores, o qual será testado por um Teste de RNA do DENV de alta sensibilidade para avaliar o índice de transmissão transfusional por doações RNA+ e resultados clínicos de infecção em receptores. (AU)
Publicações científicas(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA, NUNO R.;
DA COSTA, ANTONIO CHARLYS;
LOURENCO, JOSE;
LOUREIRO, PAULA;
LOPES, MARIA ESTHER;
RIBEIRO, ROBERTO;
ALENCAR, CECILIA SALETE;
KRAEMER, MORITZ U. G.;
VILLABONA-ARENAS, CHRISTIAN J.;
WU, CHIEH-HSI;
THEZE, JULIEN;
KHAN, KAMRAN;
BRENT, SHANNON E.;
ROMANO, CAMILA;
DELWART, ERIC;
CUSTER, BRIAN;
BUSCH, MICHAEL P.;
PYBUS, OLIVER G.;
SABINO, ESTER C.;
EPIDEMIOLOGY, NHLBI RECIPIENT;
STUDY, DONOR EVALUATION.
Genomic and epidemiological characterisation of a dengue virus outbreak among blood donors in Brazil.
SCIENTIFIC REPORTS,
v. 7,
NOV 9 2017.
Citações Web of Science: 12.
BUSCH, MICHAEL P.;
SABINO, ESTER C.;
BRAMBILLA, DONALD;
LOPES, MARIA ESTHER;
CAPUANI, LIGIA;
CHOWDHURY, DHULY;
MCCLURE, CHRISTOPHER;
LINNEN, JEFFREY M.;
PRINCE, HARRY;
SIMMONS, GRAHAM;
LEE, TZONG-HAE;
KLEINMAN, STEVEN;
CUSTER, BRIAN;
EPID, INT COMPONENT NHLBI RECIPIENT.
Duration of Dengue Viremia in Blood Donors and Relationships Between Donor Viremia, Infection Incidence and Clinical Case Reports During a Large Epidemic.
Journal of Infectious Diseases,
v. 214,
n. 1,
p. 49-54,
JUL 1 2016.
Citações Web of Science: 18.
SABINO, ESTER C.;
LOUREIRO, PAULA;
LOPES, MARIA ESTHER;
CAPUANI, LIGIA;
MCCLURE, CHRISTOPHER;
CHOWDHURY, DHULY;
DI-LORENZO-OLIVEIRA, CLAUDIA;
OLIVEIRA, LEA C.;
LINNEN, JEFFREY M.;
LEE, TZONG-HAE;
GONCALEZ, THELMA;
BRAMBILLA, DONALD;
KLEINMAN, STEVE;
BUSCH, MICHAEL P.;
CUSTER, BRIAN;
EPID, INT COMPONENT NHLBI RECIPIENT.
Transfusion-Transmitted Dengue and Associated Clinical Symptoms During the 2012 Epidemic in Brazil.
Journal of Infectious Diseases,
v. 213,
n. 5,
p. 694-702,
MAR 1 2016.
Citações Web of Science: 41.