Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da inclusão de óleo de girassol, selênio e vitamina E na qualidade da carne de bovinos em confinamento e seus efeitos na nutrição e saúde de humanos

Processo: 11/20987-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Marcus Antonio Zanetti
Beneficiário:Marcus Antonio Zanetti
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Pesq. associados:Alessandra Fernandes Rosa ; Arlindo Saran Netto
Assunto(s):Nutrição animal  Metabolismo dos lipídeos  Colesterol  Vitamina E  Selênio  Antioxidantes 

Resumo

A carne bovina, alimento rico em diversos nutrientes, é frequentemente relacionada às doenças cardiovasculares (DCV) pela sua proporção de ácidos graxos saturados e pelo teor de colesterol. Porém, alguns trabalhos têm mostrado que a utilização de diferentes fontes de gordura na dieta de ruminantes pode alterar o perfil de ácidos graxos da carne. Outros experimentos têm demonstrado um efeito sinérgico entre o selênio e a vitamina E no metabolismo dos lipídios. Desse modo, o objetivo desse estudo será determinar o efeito da utilização de óleo de girassol como fonte de gordura, aliado aos efeitos dos antioxidantes selênio e vitamina E no metabolismo e oxidação de lipídios da carne, no seu valor nutricional, além da sua influência sobre a saúde humana. Para isto, serão realizados dois experimentos: em um deles, quarenta e oito bovinos da raça Nelore serão divididos em 4 grupos, com 12 animais por tratamento, conforme descrição: Controle (C): Dieta basal sem a suplementação adicional de selênio, vitamina E ou óleo de girassol; Controle + Antioxidantes (C+A): Dieta basal com suplementação de 5mg de Se/kg de MS, na forma de selênio orgânico e 2000UI de vitamina E/kg de MS; Controle + Óleo (C+O): Dieta basal com suplementação de 3% de óleo de girassol/kg de MS; Óleo + Antioxidantes (O+A): Dieta basal com suplementação de 5mg de Se/kg de MS, na forma de selênio orgânico, 2000UI de vitamina E e 3% de óleo de girassol/kg de MS. No segundo experimento, a carne produzida no experimento de Zootecnia será ministrada para 60 idosos. A produção de uma carne com um melhor perfil de ácidos graxos, vitaminas e minerais e que possa ]melhorar ainda mais a nutrição e ter efeito positivo no sistema imunológico das pessoas vem a ser um trabalho importante e de caráter prático para a população em geral, para os agentes de saúde, nutricionistas e para toda a cadeia produtiva da carne. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pesquisadores desenvolvem leite mais saudável  
Pesquisadores desenvolvem carne bovina mais saudável 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LATORRE, ANDREIA O.; GREGHI, GISELE F.; NETTO, ARLINDO SARAN; FUKUMASU, HEIDGE; BALIEIRO, JULIO C.; CORREA, LISIA B.; ZANETTI, MARCUS A. Selenium and vitamin E enriched diet increases NK cell cytotoxicity in cattle. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 34, n. 11, p. 1141-1145, NOV 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.