Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de polimorfismos nos genes LEP, LEPR e MC4R sobre o comportamento alimentar de crianças e adolescentes obesos

Processo: 11/23340-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Marcio Corrêa Mancini
Beneficiário:Marcio Corrêa Mancini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade  Comportamento alimentar  Leptina  Polimorfismo genético  Crianças  Adolescentes 

Resumo

O aumento mundial da prevalência de obesidade é atribuído principalmente à piora dos hábitos alimentares e diminuição da prática de atividade física que afetam sobretudo indivíduos geneticamente suscetíveis ao ganho de peso. O principal componente do controle homeostático central dos sinais de fome e saciedade localiza-se na região hipotalâmica, sendo o gene da leptina (LEP), do receptor de leptina (LEPR) e do receptor de melanocortina tipo 4 (MC4R) de suma importância no controle do consumo alimentar. Polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) no LEP, LEPR e MC4R podem causar um desequilíbrio na regulação homeostática, afetando sinalizadores periféricos e/ou centrais, induzindo ao agravamento da obesidade e aumento do risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares, como a compulsão alimentar. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar variantes alélicas do LEP, LEPR e MC4R e investigar a influência das mesmas sobre o comportamento alimentar, perfil metabólico e risco para obesidade. O estudo dessas variantes permitirá a melhor compreensão dos fatores genéticos que predispõem a alterações do comportamento alimentar, visto que estudos na população pediátrica ainda são escassos em nosso país. O projeto compreenderá 500 crianças e adolescentes obesos e um grupo controle de 150 crianças com peso normal. Os pacientes serão avaliados quanto aos parâmetros antropométricos e metabólicos, severidade da compulsão alimentar e consumo alimentar. O desenvolvimento do estudo molecular será então conduzido para posterior análise e discussão dos resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Projetos apoiados pela FAPESP ganham prêmio em congresso de Nutrição 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, ARIANA ESTER; DE MELO, MARIA EDNA; HIWATASHI FUJIWARA, CLARISSA TAMIE; PIOLTINE, MARINA BROSSO; MATIOLI, SERGIO RUSSO; SANTOS, ARITANIA; CERCATO, CINTIA; HALPERN, ALFREDO; MANCINI, MARCIO C. Associations between a common variant near the MC4R gene and serum triglyceride levels in an obese pediatric cohort. ENDOCRINE, v. 49, n. 3, p. 653-658, AUG 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.