Busca avançada
Ano de início
Entree

Genotipagem multilocular de isolados de giardia duodenalis circulantes em humanos,em caes e na agua de comunidades ribeirinha do medio tiete,estado de sao paulo.

Resumo

Neste projeto pretende-se investigar a prevalência de parasitas intestinais em moradores de colônias de pescadores de médio Tietê, localizadas na região administrativa de Botucatu, e dos cães que convivem neste ambiente. Paralelamente ao estudo da epidemiologia de parasitas intestinais em humanos e cães das colônias, isolados de Giardia obtidos destes dois hospedeiros e de amostras de água bruta superficial do rio serão genotipados com o intuído de pesquisar a ocorrência e a freqüência dos diferentes genótipos de Giardia duodenalis circulantes nesse ambiente. A investigação será desenvolvido nas colônias de pescadores de Porto Said e de Santa Maria da Serra, onde vivem aproximadamente 120 famílias. A prevalência de parasitas entéricos na população humana e de cães será estimada por meio de exames microscópicos de amostras de fezes concentradas por sedimentação e flutuação. Para a pesquisa de cistos de Giardia na água, após a filtração das amostras em membranas de ésteres mistos, o material eluído será submetido às técnicas de separação imunomagnética e de imunofluorescência direta, empregando anticorpos monoctonais específicos. O DNA extraído das amostras fecais e de água positivas para Giardia será submetido a reações baseadas na PCR para amplificação das seqüências dos genes ssrRNA, β-giardina, gdh, tpi e ITS1-5.8-ITS2. Os fragmentos amplificados serão seqüenciados para caracterização genotípica dos isolados a fim de se verificar a freqüência com que os diferentes genótipos circulam em uma comunidade em que a convivência estreita de pessoas e cães e a falta de condições higiênico-sanitárias são indicativas da possibilidade de transmissão tanto pessoa-a-pessoa, quanto de pessoa-animal e de animal-pessoa e até mesmo as condições que possam favorecer a contaminação do ambiente. As crianças e adultos que apresentarem exames coproparasitológicos positivos serão tratados e, simultaneamente, serão implementadas atividades de educação sanitária em toda a comunidade com o objetivo de reduzir a prevalência das enteroparasitoses. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA-ARBEX, ANA PAULA; DAVID, ERICA BOARATO; GUIMARAES, SEMIRAMIS. Blastocystis genetic diversity among children of low-income daycare center in Southeastern Brazil. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION, v. 57, p. 59-63, JAN 2018. Citações Web of Science: 7.
OLIVEIRA-ARBEX, A. P.; DAVID, E. B.; OLIVEIRA-SEQUEIRA, T. C. G.; BITTENCOURT, G. N.; GUIMARAES, S. Genotyping of Giardia duodenalis isolates in asymptomatic children attending daycare centre: evidence of high risk for anthroponotic transmission. EPIDEMIOLOGY AND INFECTION, v. 144, n. 7, p. 1418-1428, MAY 2016. Citações Web of Science: 12.
DAVID, ERICA BOARATO; GUIMARAES, SEMIRAMIS; DE OLIVEIRA, ANA PAULA; GOULART DE OLIVEIRA-SEQUEIRA, TERESA CRISTINA; BITTENCOURT, GABRIELA NOGUEIRA; MORAES NARDI, ANA RITA; MARTINS RIBOLLA, PAULO EDUARDO; BUENO FRANCO, REGINA MAURA; BRANCO, NILSON; TOSINI, FABIO; BELLA, ANTONINO; POZIO, EDOARDO; CACCIO, SIMONE M. Molecular characterization of intestinal protozoa in two poor communities in the State of Sao Paulo, Brazil. PARASITES & VECTORS, v. 8, FEB 15 2015. Citações Web of Science: 36.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.