Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do comportamento de radiers estaqueados em solo da região de Campinas/SP

Processo: 11/17959-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Paulo José Rocha de Albuquerque
Beneficiário:Paulo José Rocha de Albuquerque
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:David de Carvalho ; Maurício Martines Sales ; Renato Pinto da Cunha
Assunto(s):Geotecnia  Fundações (engenharia)  Fundações por estacas  Simulação de sistemas  Prova de carga 

Resumo

Este projeto de pesquisa tem a finalidade de analisar o comportamento de radiers estaqueados, executados a partir de conjuntos de blocos de estacas escavadas a trado com 5m de comprimento e 0,25m de diâmetro, executadas em solo de diabásio da região de Campinas, onde o subsolo é composto de silte arenoso, seguido de areia siltosa. Serão executados blocos de coroamento com uma, duas, três e quatro estacas, sendo que quatro blocos em contato com o solo e outros quatro sem contato. Haverão ainda mais três blocos (uma, três e quatro estacas) para o estudo da influencia do comportamento do bloco com a inserção do defeito em uma estaca. No total serão realizadas vinte e oito (28) estacas, todas elas instrumentadas em profundidade com strain-gages posicionados no topo e ponta, com a finalidade de avaliar a distribuição das cargas das estacas no bloco e a transferência de carga em profundidade. Serão realizadas provas de carga do tipo lenta seguindo as prescrições da NBR12131/2006. O local dos ensaios será o Campo Experimental de Mecânica dos Solos e Fundações da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, com área aproximada de 600m2. No local já foram realizados ensaios de laboratório em amostras retiradas de poço de inspeção e ensaios de campo (SPT-T, DMT, CPT, DPL), com verba oriunda de projeto CNPq. Serão feitas análises numéricas dos resultados obtidos utilizando métodos analíticos, utilizando ferramentas computacionais para simulação e avaliação do comportamento das fundações que permitam a análise 2D e 3D do problema, além da inserção de parâmetros, como por exemplo, defeitos na estacas. Com este projeto serão contempladas três Teses de Doutorado, duas Dissertações e Mestrado e duas Iniciações Científicas. Espera-se com este projeto de pesquisa um avanço no conhecimento do comportamento de radiers estaqueados com o intuito de fomentar o meio técnico com diretrizes na elaboração de projetos e técnicas executivas deste tipo de fundação. É importante ressaltar que a equipe de trabalho conta com pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Goiás (UFG) que têm larga experiência em pesquisas neste tipo de fundação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JEAN RODRIGO GARCIA; PAULO JOSÉ ROCHA DE ALBUQUERQUE. Numerical analysis of the influence of block geometry on the behavior of piled foundations. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 14, n. 1, p. -, 2021.
GARCIA, JEAN RODRIGO; ROCHA DE ALBUQUERQUE, PAULO JOSE. Analysis of the contribution of the block-soil contact in piled foundations. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SOLIDS AND STRUCTURES, v. 16, n. 6 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.