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Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas, culturais e sociais na contemporaneidade

Processo: 07/57959-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de julho de 2008 - 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Tarcyanie Cajueiro Santos
Beneficiário:Tarcyanie Cajueiro Santos
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/10871-0 - Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas na contemporaneidade, BP.IC
08/51032-1 - Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas, culturais e sócias na contemporaneidade, BP.JP
Assunto(s):Consumo  Propaganda  Sociedade de consumo 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_365_259_259.pdf

Resumo

A passagem da sociedade disciplinar para uma sociedade de controle ocorre com a proeminência cada vez maior do consumo, que se tornou um dos principais lócus de constituição das subjetividades contemporâneas. Auxiliado pelos media e pela publicidade, o consumo acabou se constituindo como uma cultura, que fomenta hábitos e estilos de vida. Este projeto propõe analisar as transformações comunicacionais e sociais, assim como os impactos subjetivos relacionados à sociedade estruturada pelo consumo e pelos media, no contexto em que as imagens das mercadorias não apenas se tornam acessíveis a toda uma população como também são investidas de um forte componente simbólico e midiático. Procuraremos perceber o comportamento do consumidor contemporâneo a partir de uma perspectiva histórica, sociológica e comunicacional, elegendo a publicidade em sua imbricação com os media como um dos principais promotores desta cultura. Para tanto, também analisaremos as modificações na publicidade e no marketing, procurando perceber as representações do consumo por ela elaboradas e a mudança nos valores em que os produtos se apoiam. Pois elas elucidam a lógica da produção das mensagens voltadas às práticas de consumo nas sociedades globalizadas, comunicacionais e informacionais. (AU)