Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência social na resolução de problemas: um estudo a partir da perspectiva da percepção e ação

Processo: 07/57618-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de maio de 2008 - 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Comparativa
Pesquisador responsável:Briseida Dôgo de Resende
Beneficiário:Briseida Dôgo de Resende
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/07743-3 - Envelhecimento e Controle Motor em macacos-prego: o caso da quebra de cocos, BP.TT
11/00953-2 - A depressão pós-parto e a influência da mãe na exploração de objetos por bebês de 8 meses, BP.TT
10/19711-6 - Diferenças de gênero na manipulação de objetos, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 10/18836-0 - Influência social sobre a resolução de problemas na primeira infância: a criança mais velha como modelo, BP.TT
09/15305-6 - Influência social sobre a aprendizagem do uso de ferramentas em um grupo de macacos-prego ingênuos para a quebra do coco, BP.IC
09/15938-9 - Influência social sobre a aprendizagem do uso de ferramentas em crianças pré-verbais de instituições particulares, BP.IC
09/15653-4 - Surtos sociais de quebra de cocos, BP.TT
09/11845-6 - Influência social sobre a aprendizagem do uso de ferramentas em um grupo de macacos-prego que apresenta o uso espontâneo de pedras para quebrar cocos, BP.IC
09/00106-8 - Influência social sobre a aprendizagem do uso de ferramentas em crianças pré-verbais de instituições públicas, BP.IC
08/04239-0 - Influência social sobre a aprendizagem do uso de ferramentas em um grupo de macacos-prego ingênuos para a quebra do coco, BP.IC
08/51031-5 - Influencia social na resolução de problemas: um estudo a partir da perspectiva da percepção e ação, BP.JP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Aprendizado social  Desenvolvimento infantil  Comportamento de utilização de ferramentas  Crianças  Macacos prego 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_381_268_268.pdf

Resumo

Os papéis desempenhados pela imitação e pela ajuda social na aprendizagem de novas habilidades têm sido temas recorrentes em estudos experimentais do desenvolvimento infantil. Porém, há uma carência de pesquisas referentes à influência social na aprendizagem da solução de problemas físicos. O presente projeto tem como proposta contribuir para o preenchimento desta lacuna, centrando nos aspectos sociais que promovem a aquisição da ação combinatória de um objeto sobre outro para atingir uma meta. Estudos com este tema têm sido realizados em pesquisas primatológicas. A contribuição teórico-metodológica destes estudos pode ser heurística para a psicologia do desenvolvimento. Trabalharemos com crianças com idade entre 18 e 24 meses. Nos grupos experimentais, os sujeitos observarão indivíduos proficientes utilizando dois tipos de objetos para solucionar um problema: um adequado para haver sucesso e outro não adequado, e terão oportunidade de executar a tarefa. Nos grupos controle, serio fornecidos esses mesmos objetos, mas sem demonstração. A comparação entre os grupos revelará se a exposição a um modelo determina a mais rápida aquisição da tarefa e se há repetição exata dos movimentos demonstrados. Além disso, a fim de contribuir com o debate sobre a transmissão social de informações na literatura comparada, temos também como objetivo estudar a influência social para o uso de ferramentas por macacos-prego. Assim, com protocolo semelhante ao descrito acima, efetuaremos comparações entre um grupo que apresenta quebra espontânea de cocos e outro ingênuo para tal tarefa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGY-REIS, M. B.; MENDONCA-FURTADO, O.; RESENDE, B. Do social factors related to allostatic load affect stereotypy susceptibility? Management implications for captive social animals. ANIMAL WELFARE, v. 28, n. 2, p. 183-190, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.
RESENDE, BRISEIDA DOGO; NAGY-REIS, MARIANA BALDY; LACERDA, FERNANDA NEVES; PAGNOTTA, MURILLO; SAVALLI, CARINE. Tufted capuchin monkeys (Sapajus sp) learning how to crack nuts: Does variability decline throughout development?. Behavioural Processes, v. 109, n. A, SI, p. 89-94, NOV 2014. Citações Web of Science: 10.
BRISEIDA DOGO RESENDE. Influência social na solução de problemas: uma revisão a partir da psicologia comparada. Temas em Psicologia, v. 18, n. 2, p. 481-490, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.