Busca avançada
Ano de início
Entree

Tempo subjetivo em imagens estáticas

Processo: 11/17981-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Francisco Carlos Nather
Beneficiário:Francisco Carlos Nather
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Carlos Ernesto Garrido Salmon ; Jose Lino Oliveira Bueno
Bolsa(s) vinculada(s):12/13067-3 - Identificação mediante fMRI de áreas cerebrais envolvidas na percepção do tempo em figuras humanas estáticas, BP.IC
12/04683-2 - Tempo Subjetivo em Imagens Estáticas, BP.JP
Assunto(s):Imagem (artes)  Artes visuais  Percepção de movimento  Estética (arte) 

Resumo

Estudos realizados pelo pesquisador responsável deste projeto em parceria com outros pesquisadores do Brasil e do exterior mostraram que a percepção de um movimento dinâmico do corpo humano numa imagem estática evoca a representação mental deste movimento, bem como a expectativa dos movimentos a ele implícitos por mecanismos de empatia e de incorporação ou embodiment. Distintos movimentos corporais em imagens estáticas geram distintas representações temporais nos indivíduos, provocando distorções e ilusões temporais que podem ser explicadas por diferentes modelos perceptivos e cognitivos de tempo subjetivo. O presente projeto tem como objetivo desenvolver a linha de pesquisa proposta "Tempo Subjetivo em Imagens Estáticas". Este programa de pesquisas visa examinar os efeitos subjacentes aos processos de embodiment sobre a percepção temporal, bem como elaborar um modelo de tempo subjetivo que melhor explique o conjunto de informações já obtidas. No Projeto 1 serão abordados aspectos metodológicos de estudos de tempo subjetivo, através da observação de fotografias de movimentos em diferentes contextos (dança, esporte e cotidiano). No Projeto 2, a utilização de neuroimagem permitirá a análise de circuitos neurais envolvidos na relação embodiment e tempo subjetivo numa perspectiva psicobiológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO CARLOS NATHER; VINICIUS ANELLI; GUILHERME ENNES; JOSÉ LINO OLIVEIRA BUENO. Implied Movement in Static Images Reveals Biological Timing Processing. Paidéia, v. 25, n. 61, p. 251-259, Ago. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.