Busca avançada
Ano de início
Entree

Biolixiviação da calcopirita (CuFeS2): mecanismos e interações da superfície bactéria/mineral

Processo: 11/19868-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Denise Bevilaqua
Beneficiário:Denise Bevilaqua
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroquímica 

Resumo

A biolixiviação é um processo biotecnológico para a obtenção em escala industrial de metais como por exemplo o cobre, urânio, ouro e níquel. Esse processo fundamenta-se na atividade bioquímica de um grupo restrito de bactérias quimioautotróficas e acidofílicas, que oxidam substratos inorgânicos, entre os quais sulfetos metálicos, como metabolismo central de obtenção de energia para seu crescimento. Apesar do crescente interesse na aplicação comercial deste processo, sobretudo para o cobre, a sua principal fonte natural é a calcopirita (CuFeS2), um sulfeto extremamente recalcitrante ao ataque químico ou bacteriano. Existem diversas alternativas hidrometalúrgicas para a utilização deste mineral como fonte de cobre, porém nenhuma delas ainda se converteu em aplicação comercial efetiva, contra a já bem estabelecida tecnologia pirometalúrgica, processo milenar para produção de metais e fundamentado na utilização de altas temperaturas para fundição do metal de interesse, mas bastante prejudicial ao meio ambiente. O objetivo deste projeto é o estudo de mecanismos e rotas alternativas para se otimizar a recuperação de cobre a partir da calcopirita utilizando-se bactérias oxidantes de ferro e enxofre. Estes estudos fisiológicos e bioquímicos serão conduzidos em temperatura e pressão ambientes, utilizando-se entre outras, técnicas eletroquímicas e de análise por microscopias (óptica, eletrônica de varredura, e força atômica). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Bacterias mineras 
Bactérias mineradoras 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARENA, FABIANA A.; SUEGAMA, PATRICIA H.; BEVILAQUA, DENISE; DOS SANTOS, ANA L. A.; FUGIVARA, CECILIO S.; BENEDETTI, ASSIS V.. Simulating the main stages of chalcopyrite leaching and bioleaching in ferrous ions solution: An electrochemical impedance study with a modified carbon paste electrode. MINERALS ENGINEERING, v. 92, p. 229-241, . (11/19868-5, 10/13089-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.