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A capacidade institucional de municipios paulistas: uma analise de politicas educacionais em regioes metropolitanas.

Processo: 11/51836-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Angela Maria Martins
Beneficiário:Angela Maria Martins
Instituição Sede: Fundação Carlos Chagas (FCC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Municipalização do ensino  Política educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestao Da Educacao Basica | Municipalizacao Do Ensino | Politicas Educacionais

Resumo

Este estudo tem como propósito verificar de que forma instâncias municipais de regiões metropolitanas que assinaram o convênio de municipalização no estado de São Paulo vêm desenvolvendo estratégias e mecanismos de ação pública que sustentem uma educação básica de qualidade. O ordenamento legal e normativo decorrente da Constituição de 1988 promoveu mudanças no planejamento, na gestão, na avaliação, no monitoramento e nos resultados das políticas públicas educacionais em nível local. Assim, é relevante analisar diferentes níveis e graus de capacidade institucional instalada nos municípios paulistas frente às demandas que vêm recaindo sobre esta esfera, sobretudo no campo da educação. Apresenta como objetivo o exame da capacidade institucional de Secretarias Municipais de Educação e/ou Divisões de Ensino no que diz respeito à estruturação normativo/legal, física, administrativa e de recursos humanos da política educacional, após o processo de transferência de professores, alunos e prédios escolares promovido pelo convênio de municipalização no Estado de São Paulo. (AU)

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