Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão dos receptores TLR-2 e TLR-4 em leucócitos de pacientes com doença renal crônica (DRC)

Processo: 11/51496-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Dalboni
Beneficiário:Maria Aparecida Dalboni
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções bacterianas  Uremia  Insuficiência renal crônica  Leucócitos  Receptores toll-like  Estresse oxidativo 

Resumo

As infecções bacterianas constituem a primeira causa de morbidade e a segunda causa de mortalidade em pacientes com doença renal crônica (DRC), o que sugere uma deficiência nos mecanismos imunes destes indivíduos frente a estes patógenos. A literatura tem descrito importante associação entre a reduzida resposta imunológica de pacientes com doença renal e presença das toxinas urêmicas no que se refere a redução da produção de radicais de 02, da fagocitose, de quimiotaxia de PMNs; aumento da apoptose acelerada de PMN e disfunção de monócitos na síntese de citocinas de células mononucleares, resultando em efeitos adversos em vários sistemas e diminuindo a capacidade de resposta a agentes infecciosos. No entanto, nenhum estudo até o momento foi conduzido no que se refere ao efeito destas toxinas sobre a expressão dos receptores de reconhecimento (PRRs) de padrões moleculares associados aos patógenos (PAMPs), que são responsáveis pela detecção e início da resposta Imunológica frente a microrganismos invasores. Recentemente tem sido demonstrado que um grupo de receptores denominados de Toll-like receptors (TLRs) tem papel fundamental na defesa do hospedeiro através do reconhecimento de PAMPs. No entanto, poucos estudos têm sido relatados sobre alterações da expressão de TLRs em neutrófilos, monócitos e linfócitos de pacientes com DRC frente as toxinas urêmicas. A causa das alterações celulares em pacientes com doença renal e associação com disfunção Imunológica, ainda não estão completamente esclarecidas. Desta forma, investigar se há perda de função ou menor expressão de TLRs em decorrência dos efeitos destas toxinas poderá propiciar novos conhecimentos fisiopatológicos dos mecanismos das infecções associados a uremia e futuramente novas estratégias terapêuticas. Assim os objetivos deste estudo são: 1) avaliar a expressão dos TLR-2, TLR-4 e MyD88 em neutrófilos, monócitos e linfócitos de pacientes com DRC pré-diálise e hemodiálise e associar com desfechos de episódios de infecção; 2) avaliar o efeito do plasma urêmico "in vitro" na expressão dos receptores TLR-2, TLR-4 e MyD88 em neutrófilos, monócitos e linfócitos de indivíduos sadios e 3) associar a resposta "in vitro"... (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRABULOSA, CAREN C.; MANFREDI, SILVIA R.; CANZIANI, MARIA E.; QUINTO, BEATA M. R.; BARBOSA, RODRIGO B.; REBELLO, JACQUELINE F.; BATISTA, MARCELO C.; CENDOROGLO, MIGUEL; DALBONI, MARIA A. Chronic kidney disease induces inflammation by increasing Toll-like receptor-4, cytokine and cathelicidin expression in neutrophils and monocytes. Experimental Cell Research, v. 365, n. 2, p. 157-162, APR 15 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.